Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/regiao/2025/04/alvares-florence-inicia-vacinacao-contra-a-gripe-n83544 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Região
Álvares Florence inicia vacinação contra a gripe
A Secretaria Municipal de Saúde alerta que as doses são limitadas, por isso o público-alvo deve procurar logo as unidades de saúde
A imunização está sendo realizada com foco em grupos prioritários (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)
Daniel Marques daniel@acidadevotuporanga.com.br
A campanha de vacinação contra a gripe teve início na cidade de Álvares Florence. A imunização está sendo realizada com foco em grupos prioritários, definidos pelas autoridades de saúde, com o objetivo de reduzir complicações, internações e óbitos decorrentes da infecção pelo vírus influenza.
Fazem parte do público-alvo da campanha crianças com idade entre seis meses e cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), idosos, trabalhadores da área da saúde, professores, pessoas com deficiência, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo, além de indivíduos com doenças crônicas ou imunossuprimidas.
A vacinação está disponível em dois locais no município. No Centro de Saúde Nelson do Valle, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Já na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Ergemiro Pimenta, a vacinação é realizada às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 7h às 17h, e às quartas-feiras, das 10h às 19h.
Para receber a dose, é necessário apresentar a carteirinha de vacinação. A Secretaria Municipal de Saúde alerta que as doses são limitadas, e recomenda que o público-alvo procure os postos de vacinação o quanto antes. “Proteja-se e ajude a cuidar de quem você ama”, destaca a pasta.
Estudo realizado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA aponta que no Brasil, e em mais quatro países da América do Sul, a vacinação contra a influenza reduz em 35% o risco de hospitalização associada ao vírus entre grupos de alto risco. Para pessoas com comorbidades, a redução foi de 58,7%. Já para crianças pequenas e idosos a redução foi de 39% e 31,2% respectivamente.
A vacina contra influenza de 2025 conterá as seguintes cepas: H1N1, H3N2 e B. A administração pode ser feita junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. O imunizante é contraindicado para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave após doses anteriores.
A influenza e a covid-19 continuam sendo ameaças para a saúde pública, especialmente para as pessoas não vacinadas. Em 2024, a cobertura vacinal do público prioritário foi 48,89% na região Norte e 55,19% nas demais regiões. O Ministério da Saúde reforça a importância da vacinação e conta com a participação de toda a população. “Vacinar-se é um ato de cuidado próprio e coletivo. As vacinas são seguras, eficazes e gratuitas”, frisa o Ministério.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/regiao/2025/04/alvares-florence-inicia-vacinacao-contra-a-gripe-n83544
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco