Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/regiao/2025/04/ex-bispo-de-rio-preto-pode-ser-o-novo-papa-n83716 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Região
Ex-bispo de Rio Preto pode ser o novo papa?
Na teoria, sim, uma vez que pode votar e ser votado; dom Orani João Tempesta embarcou para o Vaticano ontem
O arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, viajou na tarde desta terça-feira (22), para o Vaticano. Ele é um dos cardeais brasileiros aptos a participar de um conclave, o processo pelo qual os cardeais da Igreja Católica se reúnem para escolher um novo papa quando a sede papal se torna vaga, o que aconteceu agora com a morte do papa Francisco.
Como cardeal com menos de 80 anos, dom Orani tem o direito de votar e também pode ser votado, o que o torna, em teoria, um possível candidato ao papado. No entanto, as especulações atuais apontam para poucas chances reais de sua escolha.
Dom Orani nasceu em São José do Rio Pardo, interior de São Paulo, no dia 23 de junho de 1950. Aos 74 anos, é um monge cisterciense e ocupa atualmente o posto de cardeal brasileiro. Ele é o décimo oitavo bispo do Rio de Janeiro, sendo seu sétimo arcebispo e sexto cardeal.
Antes de sua nomeação para a capital fluminense, dom Orani foi o terceiro bispo da Diocese de São José do Rio Preto, onde exerceu suas funções entre 1997 e 2004. Em seguida, em 13 de outubro de 2004, foi nomeado arcebispo de Belém, no Estado do Pará. Posteriormente, em 27 de fevereiro de 2009, assumiu o cargo de arcebispo do Rio de Janeiro, que ainda ocupa.
“Na manhã deste dia 21 de abril de 2025 o mundo se despede do Papa Francisco, um líder espiritual que marcou sua época com humildade e sensibilidade diante de um mundo dividido. Desde sua eleição em 2013, Jorge Mario Bergoglio encantou fiéis e não fiéis com sua mensagem de misericórdia, justiça social e amor ao próximo. Seu papado foi caracterizado por uma proximidade singular com os mais pobres, uma visão renovada sobre o papel da Igreja e reformas que buscaram tornar a instituição mais transparente e inclusiva”, destacou dom Orani.
Além de dom Orani, o Brasil conta atualmente com outros seis cardeais com idade inferior a 80 anos, o que os torna eleitores e também elegíveis para o papado, de acordo com as regras da Igreja Católica. Esses cardeais fazem parte do colégio que será convocado para o conclave.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/regiao/2025/04/ex-bispo-de-rio-preto-pode-ser-o-novo-papa-n83716
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco