Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/regiao/2025/04/governo-do-estado-anuncia-40-casas-para-parisi-n83647 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Região
Governo do Estado anuncia 40 casas para Parisi
“Um avanço histórico que representa mais moradia digna, segurança e qualidade de vida”, destaca o prefeito de Parisi
Casa Paulista anuncia 22,7 mil novas moradias para 148 cidades do Estado de SP (Foto: Fernando Lambert)
Daniel Marques daniel@acidadevotuporanga.com.br
O prefeito de Parisi, Oclair Bento, esteve no Palácio dos Bandeirantes, na capital do Estado de São Paulo, para participar do ato de autorização da licitação para a construção de 40 novas unidades habitacionais no município. A iniciativa integra ações do Governo do Estado voltadas à ampliação do acesso à moradia.
Durante o evento, o chefe do Poder Executivo municipal destacou a importância da conquista para a cidade. “Um avanço histórico que representa mais moradia digna, segurança e qualidade de vida para dezenas de famílias que sonham com a casa própria. Esse é mais um resultado do trabalho sério da nossa gestão, em parceria com o Governo do Estado, sempre buscando o melhor para a nossa população”, afirmou.
Na mesma ocasião, também foi realizada a assinatura do convênio para a recuperação do asfalto do conjunto habitacional CDHU Antônio Rigueira, localizado no município. O prefeito agradeceu o apoio recebido de lideranças estaduais na viabilização dos projetos. “Eu agradeço ao governador Tarcísio de Freitas, ao secretário Marcelo Branco e ao deputado Carlão Pignatari que muito nos ajudaram nessas conquistas”, declarou.
O programa Casa Paulista anunciou 22,7 mil novas moradias distribuídas por 148 cidades de todas as regiões do Estado. Deste total, 9.599 unidades serão licitadas pela CDHU, enquanto as outras 13.115 serão viabilizadas pela modalidade Carta de Crédito Imobiliário (CCI). O investimento nas novas moradias é de R$ 2,1 bilhões. Estiveram presentes no evento o governador Tarcísio de Freitas, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, além de prefeitos e deputados do Estado de São Paulo.
Durante o anúncio, também foi autorizado um chamamento ao mercado para contratação de mais de 10 mil unidades a serem financiadas por meio de Carta de Crédito Associativa. Além disso, foram assinados convênios com 22 municípios para obras do Bairro Paulista – Cidades Sustentáveis, além de assinatura de autorizo para 62 novos convênios – totalizando 84 novas parcerias para projetos de melhorias urbanas. No total, os anúncios alcançam 256 municípios.
A partir do autorizo para licitação das 9.599 unidades, começam a ser publicados os editais para a construção em 93 municípios pela CDHU, que serão divididos em lotes. A maior parte dessas moradias segue o modelo tradicional da Companhia, em parceria com municípios, que doam terrenos para a construção dos conjuntos. No entanto, há 246 unidades que serão construídas para população indígena em seis municípios: Bertioga, Eldorado, Mongaguá, Peruíbe, São Paulo e Tapiraí. Também haverá 36 unidades destinadas à comunidade quilombola em Eldorado.
Já as mais de 13 mil unidades viabilizadas pelo Casa Paulista – Carta de Crédito, serão distribuídas por 59 cidades, com investimento de R$ 160 milhões. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) recebeu o cadastro de empreendimentos da iniciativa privada no período de 24 de março a 7 de abril. A partir do recebimento dos pleitos por subsídios, a equipe da Casa Paulista realizou análise para definição da destinação dos recursos, seguindo parâmetros técnicos estabelecidos pelo programa, considerando-se, por exemplo, demandas municipais de maior vulnerabilidade social e critérios de eficiência e economicidade. A distribuição de empreendimentos ocorre de maneira equitativa entre as regiões administrativas do estado, levando-se em conta unidades concedidas em etapas anteriores e um índice de atendimento por município, calculado a partir do número total de unidades autorizadas no CCI pela população da cidade em questão, ajustado para cada 100 mil habitantes.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/regiao/2025/04/governo-do-estado-anuncia-40-casas-para-parisi-n83647
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco