Os plantões noturnos e a ‘Van da Saúde’ têm alcançado bons resultados, mas com a queda nos casos, internações e mortes em decorrência da doença, muitos 'abaixaram a guarda'
A grande quantidade de pessoas com a dose de reforço em atraso se justifica pela mudança recente nos prazos (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Da redação
Mesmo com um conjunto de ações da Secretaria Municipal da Saúde para levar a vacina ao maior número de pessoas possível, o número de faltosos continua crescendo e chegou a 18 mil, segundo dados obtidos com exclusividade pelo
A Cidade. Os plantões noturnos e a ‘Van da Saúde’ têm alcançado bons resultados, mas com a queda nos casos, internações e mortes em decorrência da doença, muitos “abaixaram a guarda” e não estão voltando aos postos de vacinação para concluir o ciclo imunização.
De acordo com a última atualização da Prefeitura, 5.398 pessoas, que já estão no prazo, “se esqueceram” e ainda não voltaram para tomar a segunda dose. Outros 13.170 votuporanguense que já poderiam receber a terceira dose também não se atentaram ao prazo e estão com o reforço atrasado.
A grande quantidade de pessoas com a dose de reforço em atraso se justifica pela mudança recente nos prazos. Antes era preciso esperar cinco meses depois da segunda dose para tomar a terceira, mas agora esse intervalo caiu para quatro meses.
Itinerário
Para tentar reverter esse quadro de faltosos, a Secretaria Municipal da Saúde redobrou os esforços para garantir que todos tenham a oportunidade de se vacinar. Mesmo com as equipes da Pasta já cansadas, nesta terça-feira (14) a ‘Van da Saúde’ irá percorrer o bairro São João, na zona Sul da cidade, das 17h30 às 20h.
Na quarta-feira (15), será a vez dos bairros Cecap II e Paineiras também serem atendidas pela unidade móvel, no mesmo horário, das 17h30 às 20h. Um carro de som irá acompanhar o veículo para convocar a população a se vacinar.
Simultaneamente, o posto montado no Assary Clube de Campo irá atender em plantão noturno, até as 20h.
Público
Podem se vacinar com a primeira dose dos imunizantes os adolescentes de 12 a 17 anos e adultos com 18 anos ou mais que perderam o prazo de se imunizar anteriormente. Também estão sendo aplicadas as segundas doses em todos que já estão no prazo estipulado na carteirinha de vacinação, inclusive quem tomou a “dose única” da Janssen há pelo menos dois meses.
Além disso, são aplicadas as terceiras doses em todos os adultos com 18 anos ou mais que tomaram a segunda dose há, pelo menos, quatro meses. Ao comparecer ao posto de vacinação é necessário levar documentos pessoais e, para a dose de reforço, também é preciso o cartão verde, que é o comprovante do recebimento da dose anterior.