A secretária Municipal da Saúde, Ivonete Félix, esteve nos estúdios da Cidade FM para fazer um apelo à população sobre os cuidados
Segundo a secretária municipal da Saúde, Ivonete Félix, a zona Norte e Simonsen concentram mais casos de dengue em Votuporanga (Foto: A Cidade)
Da redação
O aumento nos casos de dengue em Votuporanga tem preocupado as autoridades sanitárias da cidade. Na segunda-feira (27), a secretária Municipal da Saúde, Ivonete Félix, esteve nos estúdios da
Cidade FM para fazer um apelo à população sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti que, além da dengue, também transmite o zika vírus e a chikungunya.
De acordo com a secretária, a população deve entender o seu papel na luta contra o mosquito que, todos os anos, faz dezenas de vítimas e já ceifou duas vidas em 2021. Segundo ela, a Secretaria da Saúde tem feito a sua parte, mas é necessário a colaboração de todos, principalmente no atual cenário de pandemia.
“Apesar de todos os anos falarmos sobre o mesmo assunto quando tratamos de dengue, ainda falta muita participação das pessoas no cuidado do seu espaço, do seu quintal. O trabalho da Secretaria da Saúde é feito durante o ano todo, com visitas casa a casa, orientação, nós fazemos, por ano, dois grandes arrastões onde buscamos tirar e limpar o maior número possível de objetos que acumulem água, fazemos bloqueios, pulverização, mas precisamos da colaboração de cada um”, disse.
Ainda segundo Ivonete, a zona Norte do município e o Distrito de Simonsen concentram o maior número de casos de dengue em Votuporanga e têm preocupado as autoridades de saúde.
“Onde tem mais casos positivados é o Pozzobon e também Simonsen, que nos chama muita a atenção, pois temos ali no distrito uma população mais idosa, que acaba tendo mais dificuldades nesse cuidado com o seu quintal e também tem o costume de guardar mais objetos, que podem acumular água”, completou.
Além da zona Norte e de Simonsen, outro dado destacado foi a densidade larvária (quantidade de larvas do mosquito encontradas) nos bairros Vila América, São João, Palmeiras, Cecap e Carobeiras.
Prevenção
Como medidas preventivas, Ivonete orientou a população a manter os cuidados permanentemente em suas casas como deixar os quintais sempre limpos, verificar recipientes como garrafas, pratos de vasos de plantas e sacolas plásticas que possam acumular água, limpar calhas, tampar caixas d'agua e utilizar produtos como detergente e sabão em pó diluídos em água nos ralos internos e externos, para evitar a proliferação do vetor, além de lavar os bebedouros dos animais com água, bucha e sabão.