Mesmo com um conjunto de ações da Secretaria Municipal da Saúde, a quantidade de faltosos continua crescendo
O número de faltosos da vacina continua alto, mesmo com uma possível nova onda da Covid atingindo Votuporanga nos últimos dias (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Da redação
Em meio à uma possível nova onda da Covid-19 em Votuporanga, com um aumento expressivo nos casos após as festas de fim de ano, mais de 21 mil votuporanguenses se “esqueceram” de voltar aos postos de vacinação para tomar a 2ª ou terceira dose da vacina contra o coronavírus. Mesmo com um conjunto de ações da Secretaria Municipal da Saúde, como os plantões noturnos, aos finais de semana e a “Van da Saúde”, para levar a vacina ao maior número de pessoas possível, a quantidade de faltosos continua crescendo.
Dados obtidos com exclusividade pelo A Cidade revelam que 4.431 pessoas, que já estão no prazo, “se esqueceram” e ainda não voltaram para tomar a segunda dose. Outros 17.350 votuporanguense que já poderiam receber a terceira dose também não se atentaram ao prazo e estão com o reforço atrasado.
O levantamento revela que o número de faltosos da segunda dose caiu em relação ao último levantamento feito na segunda quinzena de dezembro, quando 5.398 pessoas ainda não tinham voltado aos postos volantes. Já para a dose de reforço o efeito foi contrário e saltou de 13.170, para mais de 17 mil.
A Pasta segue com as ações para tentar reverter esses números. Ontem um novo plantão noturno foi feito e hoje a vacinação segue em seu horário normal, das 8h até às 15h, nos postos volantes montados na capela Santo Expedito e no Assary Clube de Campo.
Público
Podem se vacinar com a primeira dose dos imunizantes os adolescentes de 12 a 17 anos e adultos com 18 anos ou mais que perderam o prazo de se imunizar anteriormente. Também estão sendo aplicadas as segundas doses em todos que já estão no prazo estipulado na carteirinha de vacinação, inclusive quem tomou a “dose única” da Janssen há pelo menos dois meses.
Além disso, são aplicadas as terceiras doses em todos os adultos com 18 anos ou mais que tomaram a segunda dose há, pelo menos, quatro meses. Ao comparecer ao posto de vacinação é necessário levar documentos pessoais e, para a dose de reforço, também é preciso o cartão verde, que é o comprovante do recebimento da dose anterior.