Atualmente, as unidades “José Modesto Sobrinho” e “Profª Mercedes Fernandes de Lima” são as únicas de ensino infantil que mantêm iniciativa
Os Centros de Educação Municipal de Ensino Infantil de Votuporanga (Cemeis) vão ganhar o programa Recreio Dirigido, depois dos bons resultados nos Centros de Educação Municipal (CEM´s). A Secretaria da Educação de Votuporanga está levando as atividades para os alunos da educação infantil gradativamente a partir deste mês.
Atualmente, as unidades “José Modesto Sobrinho” e “Profª Mercedes Fernandes de Lima” desenvolvem o programa durante o intervalo escolar. As atividades com as crianças menores nestas escolas auxiliam na disciplina e na interação das crianças. “Trabalhamos muita música, cantigas de roda na sala de vídeo. O programa abrange 85 crianças de três a cinco anos”, contou Amanda Biasi Rodrigues, do Cemei “Profª Mercedes Fernandes de Lima”.
Amanda contou que as brincadeiras são mais simples. “São ações como morto e vivo, quando os alunos participam bastante”, afirmou.
O professor responsável pela Educação Física na rede, Anderson Bençal Indalício, contou que para este tipo de faixa etária as atividades são mais lúdicas. “As crianças de hoje estão afastadas das brincadeiras tradicionais, por conta da televisão e jogos eletrônicos. Queremos que elas tenham iniciativa de brincar, mesmo na era da tecnologia”, disse.
O programa Recreio Dirigido foi implantado na rede municipal desde 2012. “Começamos com jogos utilizados nos Estados Unidos e são a sensação da garotada”, afirmou.
Para a secretária da Educação, Silvia Rodolfo, o intervalo é um momento de aprendizagem e deve ser valorizado. “Os alunos têm a oportunidade de desenvolver o conceito do “cuidar do espaço do recreio”; abordando o respeito tanto com o espaço físico da escola, como com os colegas e professores e ainda com os materiais disponibilizados para as atividades recreativas”, afirmou.
Formação continuada
Nesta quarta-feira (30/9), foi realizada uma formação continuada no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O objetivo é trocar experiências, enfatizando a importância do brincar para a criança.