Espetáculo “Nossos Sapatos”, da Mercearia de Ideias, começa às 20h30, na Concha Acústica
A 12ª edição do Fórum Internacional de Dança do Estado de São Paulo – FIDESP chega ao fim hoje, dia 7, com o espetáculo “Nossos Sapatos”, da Mercearia de Ideias, a partir das 20h30, na Concha Acústica.
“Nossos Sapatos” lida com os processos de perda e luto a partir do livro Sobre Morte e o Morrer, da doutora Elisabeth Kübler-Ross, conhecida como uma das pioneiras da medicina paliativa.
Em seu livro, a doutora indica algumas fases pelas quais os pacientes que recebem um diagnóstico terminal passam. A partir da leitura desta obra, de pesquisas literária, poética e cinematográfica, além de troca de experiências pessoais, o espetáculo foi concebido e desenvolvido.
Apesar do tema, “Nossos Sapatos” possui uma característica que é poética, possibilitando que o assunto, tão difícil, possa de alguma forma ser objeto de reflexão. O objetivo era de trazer a proximidade da morte, seja pela lembrança da realidade ou mesmo pela evocação artística e assim servir como insumo para se reorganizar aquilo que é de fato importante na vida.
A apresentação estreou em 6 de julho de 2013 e, no ano passado, o trabalho foi contemplado com o Proac de Circulação. Em 2015, foi contemplado também com outro edital de circulação, o Circuito Cultural Paulista.
O Fórum é realizado pela Associação de Amigos da Arte e Mantenedores da Virtual Companhia de Dança e tem o apoio do Sesc, de La Red de Promotores Culturais de Latinoaméria y el Caribe, a Parceria da Poiesis, Oficinas Culturais, Governo do Estado de São Paulo e o patrocínio (desde 2009) da Caixa Econômica Federal, através do edital de apoio a festivais de dança e teatro e o Governo Federal.
A companhia
O Núcleo de Pesquisa Mercearia de Ideias surgiu como grupo de pesquisa dedicado ao refinamento da construção cênica através do encontro da performance técnica com o conteúdo sensível, sempre refletindo na criação em dança, a comunicação direta com o espectador e as possibilidades existentes nesta relação, abordando temas poéticos que dialoguem claramente com a sociedade contemporânea.
No início de janeiro de 2009, o Núcleo de Pesquisa Mercearia de Ideias iniciou seu processo de pesquisa na sede do Balé da Cidade de São Paulo, sob orientação do coreógrafo e diretor artístico Luiz Fernando Bongiovanni.