Antonio Martinez Veiga é bacharel em Administração, especialista em Marketing, Comunicação e Negócios e em docência do Ensino Superior, professor de Ensino Superior e docente do Senac Votuporanga.
As relações interpessoais no ambiente de trabalho constituem um desafio presente no dia a dia das empresas. Em um mercado no qual as condições dos concorrentes são muito equilibradas, as novas tecnologias estão cada vez mais acessíveis, e os recursos materiais são praticamente iguais para todos. O ser humano passa a ser uma possibilidade de diferencial importante, capaz de promover vantagem competitiva para a empresa.
As pessoas necessitam estar motivadas e comprometidas com a organização em que trabalham. A satisfação do funcionário constitui um dos aspectos principais do sucesso de um negócio, e a qualidade dos processos desenvolvidos por uma empresa está diretamente ligada à qualidade no desempenho dos seus colaboradores.
Nesse sentido, o bom relacionamento entre os componentes das equipes de trabalho é um elemento tão importante quanto a qualificação individual das pessoas. Um grupo que desenvolve o espírito de equipe, com a cooperação e a união presentes, pode ter melhores resultados do que aquele em que as pessoas atuam isoladamente. Por outro lado, percebeu-se que os conflitos podem ser administrados por meio do entendimento do problema e do planejamento de sua solução.
Hoje é possível identificar por meio de estudos que uma das principais causas que geram conflitos é o choque de gerações (classificadas como BB, X, Y e Z) no mercado de trabalho, na escola e também na família, que ajudam e entender o comportamento de cada uma delas e sua postura perante os desafios desse mundo moderno.
É fundamental desenvolver competências ligadas à comunicação assertiva e utilizar ferramentas que subsidiem a mediação de conflitos, visando a melhoria da qualidade de vida e dos relacionamentos interpessoais.
Também é primordial identificar os aspectos que podem repercutir negativamente na interação entre os funcionários de uma organização, bem como reconhecer estratégias orientadas a minimizá-los, para promover a melhoria do clima organizacional e, consequentemente, do desempenho das equipes de trabalho.