Vanessa Bortolozo (Foto: Divulgação)
Uma empresa que busca exercitar a comunicação assertiva deve entender que esse é um processo sensível. Acima de tudo, é importante ouvir os colaboradores e assumir uma posição humilde de escuta e compreensão.
Só é possível aplicar uma comunicação assertiva abrindo mão da postura de estar certo ou errado. Os negócios que buscam essa maneira de se comunicar devem primeiramente entender que essa é uma maneira de se expressar que coloca os sentimentos e o respeito em foco.
Abaixo, estão algumas outras práticas para exercitar a comunicação assertiva nas empresas:
Demonstrar empatia
A empatia é a capacidade de compreender emocionalmente alguém. Para que uma mensagem possa ser construída de forma assertiva, é preciso olhar também para a perspectiva do outro.
Afinal, não adianta querer validar apenas o seu ponto de vista na hora de fazer um pedido, uma solicitação ou até mesmo uma reclamação. Primeiro é preciso compreender os sentimentos do outro para construir uma mensagem que abarque essa perspectiva e diminua os riscos de o interlocutor sentir-se atacado.
Veja um exemplo de solicitação empática:
“Eu entendo que você mora longe e é difícil chegar aqui no horário que combinamos. Mas peço que da próxima vez avise com antecedência que não poderá comparecer no horário marcado.”
Isso também serve para o interlocutor. É muito importante para a interpretação correta da mensagem tentar se colocar no lugar do outro, entender seus motivos e não ficar na defensiva.
Ter uma fala
clara e objetiva
Construir uma mensagem com palavras claras, sinceras e diretas, mas sem ser rude, é a chave para ser bem interpretado.
Aqui, é essencial não fazer ataques pessoais ao interlocutor, até porque quando você ataca o receptor isso ressoa muito mais do que os seus sentimentos, desejos e o objetivo da mensagem em si.
Encher sua fala de situações anteriores, xingamentos ou ataques pessoais, desvia o foco do que é realmente importante.
Buscar capacitações
Para implementar essa comunicação, é preciso buscar capacitações com quem entende desse assunto e pode tirá-lo do campo teórico para colocá-lo em prática, como psicólogos, comunicólogos especializados na área, entre outros.
O importante aqui é contar com a ajuda e as técnicas ensinadas por esses profissionais para auxiliar os colaboradores da empresa a exercitarem a comunicação assertiva.
Praticar a intermediação
Essa prática funciona da seguinte maneira: colaboradores com habilidades de comunicação melhor desenvolvidas ajudam funcionários com maiores dificuldades nessa área a se comunicarem.
É uma prática instrutiva para quem tem problemas de comunicação, como timidez. Além disso, a intermediação auxilia também na sensação de cooperação do ambiente.