Grazi Cavenaghi (Foto: Divulgação)
Começamos hoje o mês da mulher e aproveito para retomar com vocês, homens e mulheres que estão juntos comigo, a importância do feminino e masculino dentro de cada um de nós.
É muito triste quando nos deparamos com mulheres com seu feminino totalmente distorcido, mulheres que, por criação, proteção ou por necessidade, se revestiram de um masculino distorcido, que acaba as deixando doentes. Mulheres agressivas, violentas, mulheres “empoderadas” demais! Por outro lado, também é triste vermos mulheres vítimas, frágeis, sempre se sentindo culpadas, mulheres com o feminino distorcido. Essas também estão adoecidas. O mesmo acontece com homens muito violentos, com o exagero deste masculino. Ou ainda, fracos, vítimas, dependentes, com o feminino distorcido.
Pode parecer estranho, mas essas forças do feminino e masculino são mais importantes do que imaginamos. Eu, até 2019, nunca havia ouvido falar sobre isso. Foi em um curso de Treinadores em Desenvolvimento Humano que fui surpreendida com esse assunto. Escolhi fazer esse treinamento que durava 14 dias, tinha um investimento alto e, para ser aprovada, teria que enviar o esboço das minhas expectativas e o que gostaria de criar no curso, ler o livro “Fernão Capelo Gaivota”, passar por uma entrevista e produzir três slides que mostrassem quem fui, quem sou e quem serei, baseado no livro.
Preparei-me financeira e psicologicamente, organizei a minha agenda, pois seriam muitos dias, e viajei mais de 500 km, para chegar no local que ficava no meio da mata, bem distante da cidade. No hotel me deparei com empresários e líderes de diversas áreas e grandes empresas, homens e mulheres. Foram dias de muitos aprendizados, de aplicação prática de várias formas de desenvolvimento humano, e de conexão com nossa essência. No fim do curso, o treinador, olhando nos meus olhos, disse: “Grazi, você vai ter que, além de aplicar o seu projeto, voltar e para o curso com o seu feminino equilibrado, você se ‘empoderou’ demais, está violenta, como o masculino distorcido, vá e olhe para o seu feminino, se fortaleça nele!” Eu, na hora, fiquei muito nervosa. Como assim? Se empoderou demais? O que é esse tal feminino?
Voltei disposta a mergulhar nisso! E assim fiz! Cursos, imersões, criei naquele ano o INSPIREMULHER, onde, na prática, centenas de mulheres que passaram por ele conheceram o poder de sermos nós mesmas!
Nesse movimento eu me enxerguei mais e me abri para que todos os dias eu possa escolher ser a mulher Grazi. É fácil? Claro que não! Um desafio! Imagina para mim que fui criada na fazenda, em cima do cavalo, cabelos curtos e meu pai me tratando como menino que ele não teve. Como tudo tem os dois lados da moeda, isso me fez destemida, forte, mas, ao mesmo tempo, me colocou distante de coisas básicas que ancoram essa força do feminino.
Mas, o que é essa força da energia do feminino e masculino? Vamos lá! O feminino forte é o acolhimento, a escuta, o silêncio, a receptividade, a atração. É quando conseguimos nos conectar de verdade com nossa força, onde mora a nossa intuição. No taoísmo, essa força é chamada de Yin. O masculino forte é a ação, o fazer, a visão, o planejar, a estrutura, a estratégia, é a energia para fora, que no taoísmo chamam de Yang. Veja que quando dizemos que o futuro é feminino, estamos dizendo dessa força de acolhimento que o mundo grita, pois a violência está acabando com a força do ser humano.
É na troca entre mulheres e homens, que a dança da vida acontece lindamente! Não somos iguais e nunca seremos! Somos homens e mulheres incríveis quando estamos no nosso lugar de potência!
E como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Vamos comemorar o Dia da Mulher, reconhecendo a força do feminino e masculino na sua potência dentro de cada um de nós! Homens e mulheres unindo forças com o equilíbrio entre o feminino e o masculino para nossa evolução.
Comece todos os dias olhando-se com respeito e por inteiro.
Reflita sobre você: Como estou hoje? Como está meu corpo? Que fase estou hoje? Olhe-se, ame-se, acolha-se!
Desperte todo o dia escolhendo ser você, ser amor: aquele que atrai e realiza, pois queremos um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhores, um mundo melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +