Olá, seja incrivelmente bem-vindo ao nosso encontro semanal! É uma alegria recebê-lo. Estamos encerrando o mês de novembro e faltam apenas mais quatro encontros esse ano. Esse é o nosso 48O sábado juntos, encerrando a semana mais conscientes de quem somos e do nosso potencial de realizar.
Para fecharmos este ano, escolhi falar sobre um assunto que, para nós, é pó de ouro: os relacionamentos. Aliás, ele está em destaque no nosso YouTube, onde estamos concluindo nossa série Relacionamentos com o último episódio na próxima segunda-feira, porque entendi na minha história e da InspireAção que este assunto é onde estão os nossos maiores desafios da vida, e ao mesmo tempo, ele a chave que abre as portas da vida plena. Logo, hoje trago aqui os cinco aspectos mais relevantes para nos ajudar a termos mais consciência da nossa postura, e nos apoiar a transformam a nossa convivência e a construir conexões que nos levam para o +. São eles:
1. O equilíbrio das trocas
A base de qualquer relacionamento é a troca, e para que ela seja saudável, é fundamental que seja equilibrada. Relacionar-se é dar e receber. Nem mais, nem menos. Quando fazemos mais do que deveríamos ou esperamos demais do outro, criamos um desequilíbrio que pode gerar mágoa, ressentimento ou afastamento.
Pense em situações do dia a dia: um cliente que você quer agradar demais, um desconto excessivo que você dá porque sente pena, ou até um relacionamento amoroso onde você quer ser tudo para o outro. Todas essas situações desestabilizam a balança. Relacionamentos saudáveis acontecem quando as trocas são justas e respeitosas. Lembre-se: ninguém salva ninguém. Somos responsáveis por nossas próprias vidas, e as trocas devem ser equilibradas dinamicamente.
2. O seu lugar de potência
Para nos relacionarmos de forma plena, precisamos estar em nosso lugar de potência. Esse lugar é aquele em que conseguimos dizer “sim” ou “não” com consciência e sem medo de desagradar. Estar no lugar de potência é respeitar nossos próprios limites e, ao mesmo tempo, permitir que o outro viva a experiência de ser ele mesmo.
No núcleo familiar, por exemplo, isso significa ocupar o papel que é verdadeiramente seu. Se você é mãe, é mãe! Se é pai, é pai! Não é “amiguinho”do seu filho! Se é filho, respeite as escolhas de seus pais sem querer assumir responsabilidades que não são suas. Nos relacionamentos profissionais, isso significa saber até onde vai sua função e não interferir no espaço dos outros. Quando ocupamos nosso lugar, permitimos que a vida flua naturalmente, evitando conflitos desnecessários. Cuidado - se você não está no seu lugar, alguém está ocupando ele!
3. A verdade como alicerce
A verdade é o alicerce de qualquer relacionamento duradouro e saudável. Aliás, o único caminho para vida plena é a verdade! Mesmo quando pensamos que algo não será visto ou ouvido, a alma do outro sente. Pequenas traições emocionais, mentiras inocentes ou omissões podem parecer inofensivas, mas deixam marcas invisíveis que adoecem as nossas conexões. A verdade é o maior campo de amor que podemos oferecer ao outro. Quando somos sinceros, criamos um espaço seguro para que os relacionamentos floresçam.
No núcleo familiar, por exemplo, brigas entre pais, mesmo que longe dos filhos, são percebidas. A energia gerada nesses momentos impacta diretamente os pequenos, muitas vezes refletindo em questões emocionais e físicas. Por isso, ser verdadeiro e impecável em suas palavras e ações é um gesto de amor para si e para os outros. É o único caminho para uma vida plena!
O que o outro não viu, nem ouviu, a alma dele sentiu! Eu garanto!
4. O desabafo inteligente
É natural sentirmos raiva ou irritação em alguns momentos. O desafio é como lidamos com essas emoções sem ferir o outro ou comprometer nossos relacionamentos. Aqui entra o conceito do desabafo inteligente: antes de reagir no calor do momento, respire, processe e anote seus sentimentos. Escrever ajuda a organizar as ideias e a liberar a carga emocional de maneira saudável.
Pratique a frase “interessante ponto de vista”. Quando alguém lhe disser algo que o incomoda, use essa frase para manter a calma e deixar com o outro o que pertence a ele. Aprendi essa frase com a amiga Alexandra Ludimila e a incorporei na minha vida e no nosso Universo InspireAção.
Depois, tire um momento para refletir e organizar seus pensamentos. Essa técnica simples evita conflitos desnecessários e preserva os relacionamentos. Essa técnica aprendi na Escola de Você, que foi o meu primeiro contato com o autoconhecimento e que mudou o rumo da minha história. Eu usei e uso sempre que consigo e garanto que me salvou de diversos problemas!
5. A atração que começa em você
Para atrair relações mais saudáveis e respeitosas, é preciso cuidar primeiro de si. A pessoa mais importante da sua vida é você. Como no exemplo da máscara de oxigênio no avião: você só poderá ajudar o outro se estiver bem consigo mesmo. Isso significa se aceitar, se valorizar e se posicionar de forma autêntica.
Se você sente que falta algo em seus relacionamentos, pergunte-se: “Estou me respeitando? Estou me posicionando no meu lugar de potência?” Relacionamentos de qualidade começam com o cuidado e o amor-próprio. Quando você se compromete a ser sua melhor versão, as conexões ao seu redor são sempre de respeito.
E como nosso foco
é progredir, vamos juntos?
Agora, convido você a refletir sobre o que pode ser ajustado em seus relacionamentos.
Analise suas trocas: estão equilibradas?
Você está em seu lugar de potência?
- O seu lugar de potência: onde você é você e deixa o outro ser ele mesmo. Onde as conexões são verdadeiras e geram um campo de amor, levando você e o outro para o +, onde as trocas são equilibradas. É o lugar onde você ganha, o outro ganha e o mundo ganha!
Suas palavras e ações são verdadeiras?
Essas relações levam você e o outro para o +?
- O seu + (mais) é um termo que uso muito, quer dizer “isso lhe faz evoluir?”. Essa escolha lhe trará bons resultados? Toda escolha que traz bons resultados para você, para o outro e para o mundo, lhe leva para o seu +.
Lembre-se: tudo começa e termina em você. Quando nos cuidamos, nos aceitamos e nos posicionamos, abrimos espaço para conexões mais genuínas e transformadoras.
Seguimos juntos espalhando “pó de ouro” com amor, por um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhores, um mundo melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +