O diretor contábil, Deosdete Vichiato, falou sobre a diminuição dos repasses do FPM
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
Na tarde de ontem, em Audiência Pública realizada na Câmara Municipal, o diretor contábil da Prefeitura, Deosdete Vechiato, apresentou números referentes ao 3º quadrimestre de 2015. Durante o debate, o diretor demonstrou preocupação com a economia deste ano e voltou a falar sobre a diminuição de recurso do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), vindo do Governo Federal. O repasse em 2016 caiu 12,29%.
“Desde 2013, os repasses aumentavam, pouco, mas aumentavam, e esse ano tivemos essa surpresa, uma diminuição de 12,29%. É preocupante, porque diminui também os recursos para a educação, saúde e todas as demais atividades realizadas em prol do município”, explicou.
O crescimento de janeiro de 2013 para janeiro de 2014 foi de 29,63%; já de janeiro de 2014 para janeiro de 2015 foi de 1,25%; de janeiro de 2015 para janeiro de 2016 a queda foi grande, -12,29%
Em recente entrevista para o jornal A Cidade, o secretário de Finanças, Controladoria e Modernização, Egmar Marão, que não pôde estar presente na Audiência na tarde de ontem, também falou sobre a baixa no FPM, analisou os repasses feitos pelos governos e afirmou que o ano não será fácil. “Analisando a crise econômica e política que o país atravessa, a previsão é de queda ainda maior nos repasses dos governos federais e estaduais e redução na arrecadação dos recursos municipais”, destacou Egmar.