Daniel Castro
O Lions Clube Votuporanga e o Lions Brisas Suaves deram uma importante contribuição à Santa Casa de Votuporanga na tarde de ontem, quando entregou o cheque simbólico para a compra de dois aparelhos de ultrassom venoso para o hospital. A entrega ocorreu às 16h no no Auditório do Espaço Unifev. O investimento foi de R$ 153.310 mil.
Há algum tempo existia a necessidade da unidade de saúde comprar os equipamentos, porém a falta de recursos impedia a aquisição. O primeiro passo para a compra foi uma rifa de uma moto, realizada entre os dois Lions e a Santa Casa, oportunidade em que conseguiram 25% do valor dos aparelhos. Posteriormente, Ronaldo Cristão, assessor distrital do Lions Internacional, orientou os clubes para a viabilização do restante do dinheiro, então, agora, com a entrega do cheque, a iniciativa foi concluída.
O governador distrital do Lions, José Mário Bazan, lembrou que o Lions Internacional só ajuda projetos quando acontecem catástrofes, colabora também com a cegueira na África e, como no caso de Votuporanga, na aquisição de equipamentos para atendimento à saúde.
Segundo o Luiz Fernando Góes Liévana, “Torrinha”, provedor do hospital, os equipamentos contribuirão para um melhor processo nos cuidados prestados aos pacientes do hospital, principalmente em atendimentos a recém-nascidos e idosos. Os aparelhos têm imagem em qualidade HD que permite a visualização de veias.
O aparelho, explicou, projeta uma imagem de vasos sanguíneos diretamente sobre a pele em tempo real, detectando sua localização, usando luz próxima do infravermelho. Esta tecnologia torna mais fácil a identificação, programação e o sucesso terapêutico em pacientes com difícil acesso venoso.
O equipamento será utilizado em pacientes com difícil acesso venoso: idosos, pediátricos e neonatos, pele negra, obesos cujas veias não podem ser visíveis ou palpáveis e pacientes em choque.