Em Votuporanga a procissão está marcada para começar às 19h30; Via Sacra será apresentada logo em seguida, na Concha Acústica
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
Os cristãos celebram hoje uma das datas mais importantes do calendário religioso, em que se recorda o julgamento, a crucificação e a morte de Jesus Cristo. A Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão será marcada por procissões, ritos e encenações sobre o calvário percorrido por Jesus, sendo considerado um dia de recolhimento e abstenção como forma de comunhão com o seu sofrimento. Para os católicos, é o único dia do ano em que não se celebram missas e que tradicionalmente se evita o consumo de carne.
Em Votuporanga, os fiéis das Paróquias Nossa Senhora Aparecida e São Bento participarão hoje, dia 25, da tradicional Encenação da Paixão de Cristo, que será realizada neste ano na Concha Acústica. O evento tem início às 19h30 e é aberto a toda comunidade. Antes da Via Sacra, será realizada uma procissão. Este é o primeiro ano que a Via Sacra faz parte do calendário de eventos da Prefeitura Municipal.
Os atores voluntários vêm ensaiando desde o início do ano para poder transmitir ao público os momentos principais da vida de Jesus. No total, aproximadamente 60 pessoas estão envolvidas na apresentação, desde atores até a equipe de apoio na encenação. A responsabilidade de coordenar o evento neste ano ficou por conta dos voluntários e membros das paróquias Gildo Ferreira, Marcelo Coienca e Marlene ZanBarbin.
O músico Gildo Ferreira interpretará Jesus Cristo pela décima vez. Gildo possui cabelos na altura dos ombros e olhar sereno, características semelhantes com o que se tem conhecimento de como era Jesus. De acordo com Gildo, mesmo após tantos anos de interpretação, ainda é possível se emocionar na hora da apresentação e destaca dois momentos que mais mexem com ele. “Na hora da crucificação, eu tento, apesar de jamais conseguir, imaginar o que Jesus sofreu. Na hora eu fico imaginando o que posso fazer para não estar crucificando Ele a cada dia com os meus atos”, relatou Gildo, complementando que o segundo momento mais emocionante é o da ressurreição.
Para o pároco da Igreja Nossa Senhora Aparecida, Gilmar Margotto, a Via Sacra é um momento de reflexão e oração. “É um projeto social, cultural e de evangelização, que tem como objetivo passar às pessoas um “evangelho palpável”, por meio do empenho e do rigor histórico posto em cada representação”, explicou.
Procissão
De acordo com o pároco Gilmar Margotto, a procissão saíra da Concha Acústica às 19h30. “Andaremos pelas ruas Amazonas, Ceará, Pernambuco e Alagoas. Durante o percurso, rezaremos o terço da misericórdia, será um momento de muita reflexão, respeito e união dos fiéis de todas as paróquias da cidade”, contou.