A Páscoa já passou, mas os expositores de ovos de chocolate nos estabelecimentos do município continuam lotados
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
A Páscoa chegou ao fim, e as vendas de ovos de chocolates nos supermercados não têm se mostrado tão positivas. Em Votuporanga a situação não foi diferente, com a crise econômica e os preços lá em cima, o que se presencia nos estabelecimentos são as parreiras ainda lotadas de ovos de Páscoa de diferentes tipos. A parte positiva é que agora há supermercados que buscam meios para eliminar o estoque que sobrou. Uma das alternativas encontradas é diminuir os preços.
No país, a estimativa de grandes redes de supermercados era de uma diminuição de 12% nas vendas com relação ao ano de 2015. Em Votuporanga, apesar da crise e do aumento de quase 15% nos ovos de Páscoa, gerentes de supermercados do município afirmaram que as vendas foram razoáveis, porém abaixo do esperado.
O gerente de um dos supermercados de Votuporanga, André Luis Marqueti, afirmou que sobraram muitos ovos, e a alternativa agora será de promoções. “Algumas promoções já estão acontecendo na rede, porém muitos distribuidores optaram por recolher os produtos que sobraram, o que pode acontecer na próxima semana”, contou.
O gerente ainda comentou que outras empresas não decidiram ainda se vão ou não fazer promoções. “Muitas vezes não depende do supermercado estipular uma promoção, como é no caso dos ovos de Páscoa. Algumas marcas já deixaram fazer promoções, outras estou esperando a resposta, já algumas vão recolher os produtos”, disse.
Leonardo Dias, gerente de outra rede de supermercados da cidade, falou que muitas pessoas aproveitam a pós-Páscoa. “Muitos estabelecimentos optam por diminuir os preços, o que acaba atraindo o consumidor. Muitos ovos chegam a diminuir cerca de 20%”, revelou.
É o caso da professora Maria José Garcia, que já havia comprado ovos de Páscoa, porém o preço baixo chamou a atenção. “Já dei ovos para os meus dois netos, mas a gente vem para o supermercado, vê que o preço deu uma leve diminuída e já tem vontade de comprar de novo. É a hora de aproveitar, né?”, comentou.
A Associação Paulista de Supermercados (Apas) afirmou que ainda não divulgou os números que revelam como foram as vendas no Estado e na região de Votuporanga. Já as promoções podem ser realizadas conforme for o combinado entre o supermercadista e fornecedores. Em outros casos, o estabelecimento também pode optar por devolver os produtos que não foram vendidos, sem prejuízo algum.