Afirmação é de Junior Marão em seu programa de rádio “Conversa com o Prefeito”, que vai ao ar hoje, às 11h, pela Rádio Cidade
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
O mosquito Aedes aegypt é o responsável por transmitir dengue, zika e chikungunya, doenças que têm preocupado a população de todo o país. Em Votuporanga, a situação não é diferente e, sobre isso, o prefeito Junior Marão comenta em seu programa semanal de rádio, “Conversa com o Prefeito”, que vai ao ar hoje, às 11h, pela Rádio Cidade, que a atuação das equipes do município no combate ao mosquito tem sido exemplo. De acordo com ele, o trabalho dos agentes pode ser considerado um dos melhores do país.
O prefeito comenta sobre a atuação das equipes do município no combate ao Aedes aegypt e ressalta que os números de casos estão controlados. “O trabalho desenvolvido pelos nossos agentes e funcionários das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica pode ser considerado um dos melhores do Brasil. No combate ao Aedes demos um grande exemplo ao país, contando, claro, com a adesão da população; os nossos números estão controlados, menor que o ano passado e não temos nenhum caso de zika ou chikungunya”, afirma o prefeito.
Junior Marão comenta que quando há um caso suspeito de qualquer uma dessas doenças, toda a equipe é mobilizada, “A partir do momento em que ficam sabendo, é feito bloqueio e varredura daquela determinada região para que a gente não tenha nenhum caso. Zika e chikungunya são doenças até mais graves que a dengue, a gente sabe que a dengue mata muito mais, mas a transmissão desses vírus acaba nos preocupando muito, por isso temos que continuar trabalhando para que essas doenças não entrem aqui na cidade”, conta.
Leishmaniose
O prefeito também comenta sobre outro problema grave que Votuporanga também enfrentou nos últimos anos: a Leishmaniose, que é transmitida pelo mosquito Palha. “Nós conseguimos ter um dos maiores casos de êxito de todo o país no combate dessa doença. “A cidade chegou a ter, em 2014, 23 casos de leishmaniose e infelizmente uma morte; ano passado tivemos apenas 3 casos e nenhuma morte; e nesse ano, até agora, não tivemos nenhum caso, o que é muito bom”, disse.
Em todos esses casos, disse o prefeito, é importante ressaltar que não só os profissionais da área, mas toda a população de Votuporanga precisa fazer a sua parte. “A visita dos agentes é importantíssima, mas os moradores também precisam contribuir, não deixando água parada, no caso da dengue, e limpando os terrenos e quintais na questão da leishmaniose. Poder público e população precisam estar unidos para combater essas doenças”, finaliza.