Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Dois projetos serão votados na 11ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Votuporanga na noite de hoje. O primeiro é sobre prestação de contas do ano de 2012. A segunda proposta institui o diploma de atirador de destaque do Tiro de Guerra.
O Projeto de Decreto Legislativo 2/2016, que trata sobre a prestação de contas da Prefeitura de Votuporanga, referente ao exercício de 2012. Se aceito pelos vereadores, ficam aprovadas as contas da Prefeitura, conforme parecer do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
Também será apreciado o Projeto de Resolução 4/2016, que institui o diploma de atirador de destaque do Tiro de Guerra. Se aprovado, ficará instituída a homenagem a um dos integrantes da turma de atiradores matriculados no Tiro de Guerra. A honraria será entregue pela Câmara Municipal ao homenageado, em Sessão Ordinária, que deverá ocorrer anualmente no mês de novembro, em data a ser designada. As despesas decorrentes da execução correrão por conta de dotação orçamentária própria, suplementada se necessário.
Segundo a proposta, o objetivo dos Tiros de Guerra é formar reservistas de 2ª categoria aptos ao desempenho de tarefas no contexto da Defesa Territorial e Defesa Civil. A formação do atirador é realizada no período de 40 semanas, com uma carga-horária semanal de 12 horas, totalizando 480 horas de instrução. “O Tiro de Guerra é um bom exemplo de como é possível conciliar a prestação do serviço militar obrigatório com as atividades civis dos jovens convocados”.
Os integrantes do TG participam de ações comunitárias, bem como outros projetos de interesse público, além de participarem de diversas solenidades não só em Votuporanga, mas em toda região. Por isso, no mês em que é comemorada a Proclamação da República e o Dia da Bandeira, o Poder Legislativo entende que a Câmara deve exaltar o trabalho efetuado pelos componentes do Tiro de Guerra 02-088 com a concessão a um de seus representantes do Diploma de Atirador de Destaque.