Obras, que começaram em 2014, estão paradas desde o final do ano passado; moradores improvisam área de lazer no local
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
A reforma da praça Martinho Nunes Pereira, conhecida como praça do Tobogã, localizada no bairro Pozzobon, é uma reivindicação antiga dos moradores da cidade e que vai demorar um pouco mais para acontecer. A empresa que executava a obra cancelou os serviços por não ter condições de executar o investimento e, enquanto nada fica pronto, a população improvisa área de lazer no local.
O jornal A Cidade foi até a praça e conversou com algumas pessoas que marcam presença constante por lá. O aposentado Valdevino dos Santos Souza, de 60 anos, confirmou que as obras estão paradas já faz um bom tempo. “Temos um grupo de cerca de 10 pessoas que vem aqui na praça todos os dias jogar baralho, mas nós ficamos no estacionamento, porque na praça mesmo não tem condições de permanecer, por causa do mato e porque não tem nada pronto, não tem um lugar bom para a gente ficar”, contou.
O aposentado ainda revelou que é uma vergonha a Prefeitura deixar uma obra pela metade. “Quem sofre é a população, que fica sem área de lazer para passar o tempo, se divertir. Quem mais frequenta aqui são pessoas aposentadas, só não viemos quando está chovendo, mas se o quiosque que prometeram construir estivesse pronto, a gente ia vir com chuva também”, contou Valdevino.
Vitório Estevão, de 68 anos, concordou com o amigo Valdevino. “Batemos ponto todos os dias aqui, mas tem vezes que nem conseguimos lugar, porque o estacionamento está lotado e não temos onde colocar as nossas cadeiras e mesas, essa é a parte ruim de não ter um local apropriado”, revelou.
De acordo com a Prefeitura, por meio de nota, as obras da praça já foram executadas em 19%. A Administração Municipal ainda ressaltou que aguarda aprovação da reprogramação do projeto pela Caixa Econômica Federal para abrir novo processo de licitação, com objetivo de contratação de nova empresa. “Enquanto estiver nesta fase, não é possível prever o prazo de retomada ou conclusão da obra. Enquanto isso, o trabalho de limpeza é feito semanalmente e a roçagem a cada 40/60 dias, dependendo do cronograma das outras praças”, afirmou a Prefeitura por meio de nota.
A reforma da praça, orçada em pouco mais de R$740 mil, irá remodelar e ordenar os espaços do local, com paisagismo, troca de piso e das instalações elétricas, playground, campo de malha e cobertura para arena e palco. A previsão era que o serviço ficasse pronto no final do ano passado e as obras começaram em 30 de junho de 2014.