Brinquedos e bancos estão quebrados; Prefeitura informou que vai efetuar a limpeza e manutenção da praça
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
A situação em que se encontra a praça Adhemar de Barros, no bairro São João, em Votuporanga, não é das melhores. Em uma rede social, moradores publicaram fotos, mostrando como está o local, e o jornal A Cidade foi até lá conferir de perto e conversar com as pessoas.
A reportagem constatou que a praça serve até de galinheiro. Bancos de concreto estão quebrados, assim como as gangorras e balanços, estes de madeira. O local também está bastante sujo.
“Olha, de vez em quando tem até cavalo aqui”, destacou a dona de um estabelecimento comercial. De acordo com ela, a situação do local, geralmente, é sempre a mesma. “Às vezes, vem alguém aqui aparar o capim, porque isso aí não é grama”, falou. A mulher comentou ainda que o local é frequentado por usuários de drogas. “Sempre vemos: eles chegam aqui, fazem o cigarro na hora e usam”, relevou.
Sobre as galinhas, a comerciante contou que é comum os animais na praça, mesmo porque não há fiscalização.
Na rede social, um munícipe indagou: “como que alguma criança vem brincar aqui com os brinquedos todos quebrados, bancos quebrados, cheio de mato e sujeiras?”. Já uma mulher disse ter plena consciência que a Prefeitura precisa reformar o local, mas lembrou também que a população “devia ter mais educação, mais respeito e conservar o patrimônio público”. “O povo acaba com tudo, destrói tudo. É o nosso dinheiro que ‘tá’ sendo usado e o povo não tem consciência”, escreveu.
Pessoas relataram ainda que há pregos em alguns balanços, além de lembrarem que a revitalização da praça foi inaugurada em agosto de 2014, portanto há menos de dois anos.
Uma jovem contou que mora perto da praça e que a situação está crítica, porém “infelizmente quem deixou ela nessas condições foram os próprios frequentadores que acham que pode destruir tudo, e quem acaba levando as consequências são os demais”. Na opinião dela, preservar é obrigação da população.
Por meio de nota, a Prefeitura Municipal informou que a Secretaria da Cidade esteve no local ontem para efetuar a limpeza e manutenção da praça e que os reparos serão providenciados. Este trabalho, acrescentou, é executado pela pasta que cumpre um cronograma onde constam todas as praças da cidade, e, normalmente, o serviço é realizado a cada 40/60 dias. A Secretaria informou ainda que os consertos são efetuados quando há necessidade e que, dependendo de cada caso, a pasta aciona outros setores que possam ser responsáveis.
Em relação à segurança do local, a Secretaria orienta os moradores a formalizarem denúncias junto à Polícia Militar, e ressalta que atos de vandalismo contra o patrimônio público são considerados crimes.