Segundo a Secretaria de Saúde, houve um grande acréscimo no número de pacientes, o que sobrecarregou os serviços
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Demora para atendimento e superlotação são algumas das reclamações de munícipes direcionadas à UPA 24h de Votuporanga. De acordo com pacientes, na manhã de ontem a Unidade de Pronto Atendimento estava lotada e algumas pessoas tiveram que esperar cerca de duas horas para serem atendidas.
A reportagem do A Cidade esteve no local e ouviu algumas pessoas na fila de espera. Segundo uma dona de casa, de 24 anos, que preferiu não ser identificada, a situação na UPA é sempre a mesma. “Temos que esperar um bom tempo”, disse. Sobre a lotação, a resposta foi a mesma, porque o local sempre recebe muitas pessoas.
A moradora do bairro Colinas reclamou ainda da demora para realização de exames. “Isso demora muito, o que incomoda bastante”, contou. Na oportunidade, a jovem buscou a Unidade porque estava com dores no corpo e febre.
A também dona de casa Zilda Barbosa Andreu, 53 anos, reclamou da situação do UPA, no entanto, ressaltou, inclusive em alto e bom som, que os funcionários “não tem nada a ver”. Na opinião dela, faltam funcionários e médicos.
Ela, que mora do bairro Cidade Nova, frisou que a Unidade sempre está lotada e o atendimento demora muito.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal da Saúde esclareceu que houve um grande acréscimo no número de pacientes atendidos pela UPA, o que sobrecarregou os serviços em horários de pico. Em março, houve um aumento de 20% no número de atendimentos em relação a fevereiro.
A Secretaria da Saúde acredita que isso se deve à preocupação das pessoas com a gripe H1N1, a dengue e ao zika vírus, cujos casos têm aumentado em todo o país, e, por isso, a procura por atendimento médico tem sido com maior frequência. “É de se ressaltar que o município tem investido na melhoria dos serviços de saúde. No final do ano passado, por exemplo, contratou mais um médico para atender na UPA, passando de dois para três profissionais fixos, visando atender com mais agilidade”, disse.
A Secretaria contou ainda que, geralmente, quando um paciente fica mais de duas horas na UPA, não significa que ele esperou esse tempo para ser atendido, mas, sim, para ser liberado, porque, em alguns casos, são necessários exames e os pacientes têm que esperar o resultado e o diagnóstico do médico.