Contrato e convênio regulamentam o treinamento intensivo e contínuo dos alunos da graduação nas instituições de saúde pública
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
Grande parceria foi oficializada na noite de ontem, no Espaço Unifev Saúde, com a presença de autoridades locais, docentes e alunos. A Fundação Educacional de Votuporanga (FEV) assinou um contrato com a Santa Casa e um convênio com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que regulamentam o treinamento intensivo e contínuo dos alunos do curso de Medicina nas instituições de saúde do município. A atividade, conhecida como internato, é realizada durante os últimos quatro semestres da graduação, sob a supervisão de docentes e profissionais da área (preceptores).
Para o presidente da FEV, Celso Luiz Alves dos Santos, a parceria é considerada como um momento histórico para Votuporanga. “Tenho certeza que em pouco tempo Votuporanga vai ser tornar um centro de referência médica, tudo graças a essa parceria, que vai ajudar tanto na formação profissional dos nossos alunos, como no melhor atendimento dos pacientes pelo Sistema Único de Saúde”, disse.
Ainda segundo o presidente, a vigência desta parceria vai de 15 de agosto deste ano a 31 de dezembro de 2019. “O investimento total é de R$ 12.942.000,00. Inicialmente, a FEV repassará à Santa Casa o valor de R$ 4.131.000,00 para a cessão de uso dos espaços pertinentes aos cenários de prática dos estudantes, visando à sua melhoria, adaptações necessárias, ampliação e manutenção”, concluiu.
Logo em seguida, o provedor da Santa Casa de Votuporanga, Luiz Fernando Góes Liévana, o Torrinha, se demonstrou bastante emocionado e feliz pela contribuição. “Essa é uma conquista direta para a Santa Casa e eu tenho certeza que a diferença será sentida em breve, porque o atendimento médico vai aumentar e melhorar consideravelmente; eu tenho muito orgulho de dizer que a Santa Casa é referência em 53 municípios da região e também é considerada como a melhor Santa Casa do Estado de São Paulo; nós passamos muitas dificuldades, mas nossa qualidade continua a mesma, e que essa parceria contribua cada vez mais para esse sucesso”, vibrou Torrinha.
Para finalizar, o prefeito Junior Marão falou da importância de investir não apenas na educação, como também na saúde do município. “Sem dúvidas hoje (ontem) é um dia muito especial; quero aproveitar e dizer que os alunos do curso de Medicina podem se sentir privilegiados, porque estudam no terceiro melhor Centro Universitário do Brasil e vão agora aprender e muito na Santa Casa, que é considerada a melhor de todas as Santas Casas que participam do programa Pró-Saúde do Governo Federal, além é claro de ser referência também na região”, finalizou o prefeito, ressaltando que a Prefeitura não receberá dinheiro da Unifev pela parceria, pois o valor será direcionado diretamente e exclusivamente para a Santa Casa de Votuporanga.
Atividades
Além de regulamentar a preceptoria, o uso das instalações das unidades e dos materiais de consumo, os documentos estabelecem que essas atividades sejam desenvolvidas na Santa Casa, no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nas Unidades do Programa Saúde da Família (PSFs) e nos consultórios, ambulatórios e hospitais municipais.