Quem passar pela avenida José Silva Melo poderá notar uma grande quantidade de materiais para tubulação ocupando um espaço de dois lotes.
Aline Ruiz
Quem passar pela avenida José Silva Melo poderá notar uma grande quantidade de materiais para tubulação ocupando um espaço de dois lotes. O questionamento do por que esses materiais estariam naquele local há tanto tempo já foi levantado em um grupo no Facebook. Alguns moradores próximos do local também reclamaram do acúmulo de mato nos materiais de concreto, o que tem gerado a proliferação de bichos. Por meio de nota, a Prefeitura explicou que trata-se de materiais para o acabamento da última etapa da obra antienchente, que por enquanto ainda não há previsão para terminar.
Após questionamentos, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, informou para o jornal A Cidade que os materiais para a tubulação estão no local porque serão utilizados para a última etapa da obra que resolverá os problemas de enchente em alguns pontos da cidade.
Porém, durante a execução da obra, foram constatadas algumas exsurgências de lençóis freáticos que não estavam previstas inicialmente, portanto, houve a necessidade de um projeto de drenagem que já está em fase de elaboração para que a obra tenha continuidade. Ainda não há uma previsão para o término.
Quanto à limpeza dos terrenos, a pasta informou que o local passa por manutenção constantemente, e que a última roçagem ocorreu na semana passada.
A obra
De acordo com a Prefeitura, o projeto de macrodrenagem da bacia do Córrego Boa Vista teve início em 2012. Foram instaladas novas galerias em seis quarteirões, na rua Padre Izidoro Cordeiro Paranhos, no trecho entre a São Paulo e Uruguai. No local foram instalados mais de 550 metros de galerias que reforçaram as que já existiam.
Outra obra que fez parte deste projeto, segundo a Prefeitura, foi o entroncamento das avenidas Fortunato Targino Granja e José Silva Melo, que, além de ligar as duas vias, resolveu um antigo problema de erosão e canalização de águas pluviais. Foram quase 500 metros de extensão com reconstrução de canais, instalação de gabiões, rotatória, paisagismo no canteiro central e passeio público de piso intertravado ao longo da avenida.
O projeto como um todo beneficiará os bairros Vila América, Santo Antônio, Aviação e Aureliano e será concluído com a ligação destas galerias construídas com a canalização da nova rede de galerias da avenida José Silva Melo.