A obra, orçada em R$ 120.614,20, começou no dia 3 de março de 2015 e a conclusão estava prevista para 2 de março de 2016
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
A crise financeira no Brasil fez o Governo Federal cortar gastos e atrasar repasses, o que deixou obras e mais obras paradas em todo o país. É o caso da construção da Academia da Saúde, que já deveria ter sido concluída no distrito de Simonsen, no entanto mal saiu do papel. A obra, orçada em R$ 120.614,20, começou no dia 3 de março de 2015 e a conclusão estava prevista para 2 de março de 2016.
Na 26ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Votuporanga, realizada na última segunda-feira, o vereador Douglas Lisboa falou sobre o assunto. Na opinião dele, é um desrespeito uma obra estar somente iniciada. “Até hoje é concreto e quatro paus de madeira enfiados. Onde está o dinheiro da praça da saúde do distrito de Simonsen?”, questionou.
Douglas destacou que a população do local não tem muitas opções de lazer urbano e ao ar livre, como uma academia.
Já o vereador Mehde Meidão Slaiman Kanso foi mais radical e exclamou: “é uma verdadeira porcaria até o momento”.
A reportagem do jornal A Cidade foi até o local conferir de perto a situação. Já perto do local, ao saber que a equipe iria na obra, alguns moradores disseram: “vai lá tirar foto, porque isso é uma vergonha”.
Por meio de nota, a Prefeitura de Votuporanga informou que aguarda repasse da segunda parcela do convênio com Ministério da Saúde para a continuidade da obra. O município foi contemplado com o valor da primeira etapa, cerca de 20% do total. O Executivo acrescenta ainda que, por se tratar de verba do Governo Federal, não há previsão de recebimento da segunda parcela, que corresponde a 60% da obra.
Programa Academia da Saúde
Desde 2011, o Ministério da Saúde vem promovendo a implantação e implementação de polos do Academia da Saúde nos municípios brasileiros. Os polos são espaços físicos dotados de equipamentos, estrutura e profissionais qualificados, com o objetivo de contribuir para a promoção da saúde e produção do cuidado e de modos de vida saudáveis da população.