Nos últimos anos não tem ocorrido concursos para os postos, portanto não há reposição dos servidores que deixam de trabalhar
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Inaugurado há dois anos, o Posto Fiscal de Votuporanga já corre o risco de fechar as suas portas, e o motivo é a falta de funcionários. A unidade conta hoje com apenas sete servidores e necessita de, pelo menos, mais cinco. O espaço fica ao lado da Câmara Municipal.
O jornal A Cidade esteve no local, onde conversou com Luiz Carlos da Costa, chefe do Posto Fiscal. Ele relatou que o delegado regional tem visitado todas as unidades da região e conversado com os prefeitos sobre a realidade da instituição. “A preocupação dele é que muitos funcionários estão se aposentando”, revelou. Conforme o diretor, o delegado esteve com o prefeito Júnior Marão na última segunda-feira.
Nos últimos anos não tem ocorrido concursos para os postos fiscais, portanto não há reposição dos servidores que deixam de trabalhar. “Somente aqui três excelentes servidores se aposentaram”, contou.
Se por um lado existe a possibilidade do Posto local fechar, há também a chance de funcionários de outras localidades serem remanejados para Votuporanga. Hoje a unidade local tem cinco atendentes, um assistente fiscal e o chefe do Posto. Segundo Luiz, o ideal seria a chegada de mais cinco servidores.
É possível também que unidades menores fechem e remanejem seus funcionários para postos maiores. O Posto Fiscal de Votuporanga atende 19 municípios.
Na opinião de Luiz Carlos, a principal solução para a questão seria a realização de concurso público. Ele destacou que o problema acontece em todo o Estado de São Paulo.
As obras do Posto Fiscal começaram em 24 de setembro de 2012. A área tem 540 m² de construção. O terreno foi doado pela Prefeitura à Secretaria Estadual da Fazenda, que construiu uma sede própria para o Posto, inaugurado em abril de 2014.
O Posto Fiscal, além de ser um órgão arrecadador de impostos, auxilia a comunidade, solucionando dúvidas da população principalmente sobre tributos estaduais.