De janeiro a março deste ano, 1.446 motoristas foram multados no município por excesso de velocidade
Fábio Ferreira
Um projeto de lei apresentado na última sessão da Câmara Municipal chamou a atenção. De autoria do vereador Mehde Meidão Slaiman Kanso, a proposta pede a proibição da instalação de radares de velocidade próximos a postes, árvores ou objetos que impeçam a visualização desses equipamentos. De janeiro a março deste ano, 1.446 motoristas foram multados no município por excesso de velocidade.
De acordo com Meidão, o vereador tem sido muito procurado pela população que se queixa por “pegadinhas” com o radar móvel pelas ruas da cidade. “O número de multas em Votuporanga por excesso de velocidade é muito alto e precisamos diminuir com uma reeducação no trânsito, não somente aplicando multas. Já existe uma lei nacional que obriga todos os radares a serem visíveis aos motoristas”.
Segundo o projeto 80/2016, que ainda será apreciado pelos demais vereadores, “fica estabelecido a distância mínima de cinco metros para a instalação de radares, fiscalizadores eletrônicos ou aferidores de velocidade, próximos a postes, árvores ou objetos que impeçam a visão dos equipamentos pelos condutores.
No fim do ano passado, a Câmara Municipal de São José do Rio Preto aprovou por 11 votos a favor e três contras um projeto praticamente igual a este apresentado por Meidão. Em Rio Preto, a proposta inibiu aparelhos colocados para monitorar a velocidade dos motoristas atrás de árvores e próximo de postes.