Em Votuporanga, assim como em todo o Estado, 30% de todos os serviços serão mantidos
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran/SP) estão em greve desde a última segunda-feira (20), com a suspensão de 70% dos atendimentos. De acordo com a Associação dos Empregados Públicos do Detran/SP e o Sindicato da Carreira Administrativa do Estado de São Paulo de (SindCaesp), a categoria reivindica reajuste salarial de 28% e a paralisação segue por tempo indeterminado. Já por meio de nota, o órgão estadual disse que as negociações estão em curso e confirmou que as emissões de documentos devem atrasar.
Desde a última segunda-feira que alguns funcionários do Detran de Votuporanga estão parados e o Poupatempo, local onde o órgão funciona, segue cheio de cartazes. A paralisação se estende a todo o Estado e a categoria reivindica reajuste salarial de 28% para a reposição das perdas em virtude da inflação.
A decisão de paralisar foi tomada em assembleia no dia 11 de junho. Segundo o SindCaesp, até o fim da tarde de ontem, o Detran não havia apresentado contraproposta com respeito ao aumento salarial. Por meio de nota, o órgão ressaltou que mantém amplo diálogo com os profissionais e já atendeu a uma das reivindicações: o reajuste do vale-refeição para R$ 23, que está em licitação.
30% mantidos
Em Votuporanga, assim como em todo o Estado, 30% de todos os serviços serão mantidos, tais como: orientação e atendimento ao cidadão; análise, conferência e emissão de documentos e processos; liberação de veículos e documentos; exame teórico e prático; leilões; julgamentos de processos de suspensão e cassação; além de indicação de condutores; emissão de CNH estrangeira; e suporte das unidades de emissão de habilitações.
Atrasos
Em nota, o Detran-SP informou que os prazos para a emissão de documentos podem ser ampliados por causa da paralisação. O órgão disse ainda que conta, além de servidores públicos, com funcionários terceirizados, que continuarão a prestar o atendimento ao cidadão. Além disso, destaca que oferece 27 serviços eletrônicos pelo site http://www.detran.sp.gov.br.
O órgão informou também que mantém amplo diálogo com a categoria e ressalta que, em um momento delicado do País, com crise econômica e queda de arrecadação, qualquer reajuste salarial deve ser amplamente debatido e analisado para não comprometer o orçamento fiscal vigente.