A ação, organizada pelos protetores de animais da cidade, tem concentração marcada para às 19h30, na São Bento
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
Na semana passada, um cão foi morto a pauladas no bairro Estação. Foi esse motivo que levou os protetores de animais da cidade organizar uma grande manifestação, que está marcada para acontecer hoje, às 19h30, na praça São Bento. Um dos organizadores da ação, o vice-presidente da Spavo (Sociedade Protetora dos Animais de Votuporanga), Leonardo Brigagão, explicou que a intenção é também trabalhar a conscientização e cobrar das autoridades justiça de atos como esse do espancamento do cão até a morte.
Essa não é a primeira vez que um grande protesto é organizado na cidade contra esse tipo de crime. “O que nos impulsionou foi sim o caso do cão que foi morto a pauladas, mas acho importante frisar que o ato é também para relembrar as pessoas que atitudes covardes como essas acontecem sempre e elas não podem ficar impunes, é uma maneira de pedir justiça em nome dos animais”, comentou o vice-presidente da Spavo, Leonardo Brigagão, ao jornal A Cidade.
Segundo o Artigo 32 da Lei Ambiental 9.605, quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos está sujeito a pena de detenção de três meses a um ano, além de multa. “Mesmo com a lei muitas vezes nada é feito; por isso que o que falta é a conscientização e conhecimento para a maioria das pessoas, porque matar um animal é crime, e quem comete um crime deve ser preso”, relatou Brigagão.
Leonardo ainda disse que espera a adesão de muitas pessoas da cidade. “O envolvimento pelas redes sociais está bem grande; as pessoas vão levar cartaz e vestir roupas pretas, é a forma que encontramos de fazer com que crimes assim não caiam no esquecimento”, explicou Leonardo, ressaltando que a concentração será na São Bento, porém a multidão pode percorrer o Centro da cidade se houve a necessidade.