CEM “Profª Neyde Tonanni Marão” passou por uma obra de reforma e ampliação e agora conta com área de 4.330,18 m²
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
Na tarde de ontem, o prefeito Junior Marão inaugurou a 23ª unidade escolar de sua gestão. O Centro Municipal de Educação (CEM) “Profª Neyde Tonanni Marão”, no bairro Estação, passou por uma grande ampliação e agora conta com área de 4.330,18 m², sendo que 2.316,84 m² foram construídos, o restante é reforma. Durante o evento, o prefeito se demonstrou bastante emocionado, já que a escola leva o nome de sua mãe, pessoa que, segundo ele, era extremamente ligada à educação e dava muito valor ao ensino.
Em seu pronunciamento, o prefeito Junior Marão revelou que todo o investimento voltado para a educação que realizou na cidade foi pensando em sua mãe. “Essa é a 23ª escola que entregamos em nosso mandato; essa que pode ser considerada a maior de Votuporanga, uma instituição de ensino que leva o nome da minha mãe e que vai atender uma das regiões mais importantes da cidade, que tem crescido muito; espero que esse CEM possa trazer muitas alegrias e ótimos ensinamentos para as nossas crianças”, disse o prefeito.
Representando a família, Carlos Humberto Tonanni Marão, irmão do prefeito e filho da homenageada, discursou algumas palavras de agradecimento. “Minha querida mãe sempre teve um envolvimento muito grande com a educação, uma dedicação de corpo e alma ao magistério; onde quer que ela esteja, tenho certeza que ela está muito feliz e grata com essa homenagem; que essa escola esteja a altura da cidade, do bairro e a altura de tudo que minha mãe sempre quis para a educação”, comentou.
A secretária de Educação, Silvia Rodolfo, agradeceu a colaboração de todos os envolvidos na construção da escola. “É um momento de muita alegria, agradeço a participação ativa de todos por essa linda obra de reforma e ampliação; agora ela está pronta para atender melhor todos os alunos que estão aqui hoje e todos os outros que ainda passarão por aqui. Parabéns a todos”, finalizou a secretária.
O CEM
O investimento total das obras foi de R$ 2,5 milhões em recursos próprios. A unidade atende atualmente 280 alunos de seis a 10 anos dos bairros Palmeiras I, Matarazzo, Estação, Sonho Meu e Monte Alto. Com ampliação, a capacidade pode chegar a 400 estudantes.
O prédio possui dois andares envolvendo novas salas de aula, quadra de esportes e laboratório. Na parte de cima foram construídas duas salas de aula, uma de artesanato, uma de informática, uma sala multifuncional com laboratório de ciências e multimídia, sala de leitura e dois banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais. O investimento também reformou cinco salas de aula, bebedouros e sanitários. No total, são 13 salas de aula no piso superior.
No anexo à quadra foram feitos vestiários e banheiros. Em cima, foram construídas três salas para utilização do projeto Tempo Integral.
O CEM ainda possui no térreo cozinha experimental, mais duas salas de aula, banheiros, despensa, lavanderia, salas de músicas, histórias, culinária, além de uma casa para o zelador. A Prefeitura também fez 197,30 m² de rampas.