Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Proporcionar uma redução na conta de energia das famílias que consumem até 250 Kwh por mês é o objetivo de uma proposta apresentada na Câmara Municipal de Votuporanga. A indicação, de autoria do vereador Douglas Lisboa, pede a redução do ICMS de 25% para 12%, o que deixaria a tarifa mais barata.
O pedido foi encaminhado ao Governo do Estado de São Paulo, para, por meio da secretaria competente, estude a questão.
De acordo com o parlamentar, cabe aos vereadores buscar junto ao Governo do Estado de São Paulo a realização de benefícios para a comunidade em todos os aspectos. A redução do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), acrescentou, seria muito importante para as famílias que consomem até 250 Kwh mês, porque elas sentiriam no bolso a mudança. “A medida trará economia para vários paulistas que enfrentam a crise econômica e uma alta inflação, principalmente, nos produtos alimentícios”, justificou Douglas.
Há algum tempo Douglas vem questionando sobre as tarifas de energia elétrica na cidade, uma vez que entende que o valor é alto demais. “Uma medida como a redução do ICMS traria benefícios aos nossos munícipes”, comentou.
Em reuniões na Câmara, o vereador já chegou a dizer que o munícipe é roubado na conta de energia elétrica. Conforme ele, a tarifa de energia da cidade é uma das mais caras da região. “A Elektro é a que tem o serviço mais caro das tarifas de energia”, acrescentou. O parlamentar pesquisou e constatou que outras companhias têm valor menor.
O legislador chegou a enviar requerimentos para Cesp e CPFL, solicitando algumas informações com intuito de fazer um comparativo com a cobrança feita pela Elektro. Ele também mediou um diálogo entre Câmara e Elektro, oportunidade em que a companhia esclareceu alguns pontos sobre a cobrança em Votuporanga.