Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga já registrou 739 casos de dengue em 2016. No total são 2.454 notificações (episódios suspeitos da doença), segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde.
Em relação ao Zika vírus, são 31 notificações e somente seis casos positivos. Todos os pacientes foram acompanhados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde e passam bem.
O município ainda não registrou casos positivos de chikungunya.
Ainda conforme a Secretaria de Saúde, as áreas com maior infestação do Aedes aegypti são as que possuem proximidade à rios e córregos (não há bairros especificamente).
Para combater o mosquito a Secretaria realiza rotineiramente visitas, por meio dos agentes comunitários de saúde e de endemias, nas casas. Também são feitos bloqueios no entorno de casos positivos, pulverizações, eliminação de criadouros, orientação aos moradores e o trabalho de educação em saúde nas escolas, indústrias, clubes de serviços, igrejas, entre outros.
De acordo com o Ministério da Saúde, este ano a transmissão de doenças relacionadas ao mosquito Aedes aegypti teve queda antes do período em que a redução ocorre todos os anos, porém, o número de pessoas infectadas por dengue ainda supera o de 2015. Depois que o governo brasileiro confirmou a relação entre o vírus Zika em gestantes e o nascimento de bebês com microcefalia, em janeiro de 2016, o Ministério da Saúde intensificou a busca ativa por larvas do mosquito vetor da doença, o Aedes aegypti, que transmite também a dengue e a febre chikungunya. Segundo a pasta, esta ação foi um dos fatores que barraram a tendência de aumento dos casos em março e abril.