A moradora do bairro São João não tem condições financeiras para cobrir a área, então o tanque fica descoberto
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Uma multa aplicada pela Saev no valor de R$ 484,11 deixou uma votuporanguense revoltada. De acordo com ela, sua mãe, que mora no bairro São João, recebeu a infração porque o tanque de sua casa está descoberto, no entanto a mulher não tem condições financeiras de cobrir o local.
“Meu Deus, será que está certo, alguém pode me dizer? Minha mãe foi multada porque o tanque da casa dela não tem cobertura, uma multa de mais de R$ 400. Agora, como pode pagar este valor se não tem condições de fazer uma área no fundo?”, questionou a mulher.
A Saev explicou ao A Cidade que tanques descobertos ocasionam multas, porque a água da chuva que cai dentro deles e vai para o esgoto, sendo que este tipo de água é considerada pluvial e deve ir para as galerias, localizadas nas ruas.
A autarquia esclareceu que, antes da multa, o morador é notificado e tem 15 dias para defesa ou regularização. Caso necessite, o munícipe pode pedir a prorrogação do prazo junto a Saev Ambiental (antes de vencer os 15 dias da notificação). “Lembrando que, neste período, o morador tem que resolver a situação, ou seja, neste caso, providenciar uma cobertura para o tanque”, contou.
O vereador Emerson Pereira está acompanhando o caso. Na opinião dele, a Saev precisa fazer algo diferente da multa nesta situação, uma vez que a moradora não tem condições financeiras. “Ela me contou que o tanque está lá há cerca de 20 anos e que não tem como fazer um puxadinho para cobrir a área. Ela é humilde”, comentou.
Ainda conforme o parlamentar, a mulher contou que há algum tempo a estrutura da casa estava em condições ruins. “Então, como ele vai ter condições de cobrir o local?”, falou. Ele disse que a intenção da moradora é desligar o tanque e lavar as roupas com baldes, dentro de casa. Emerson lembrou que a questão não é da mulher querer ou não fazer a adequação, mas sim por questões financeiras.