O seu trabalho por Votuporanga começou bem antes de ser eleito prefeito do município
O seu trabalho por Votuporanga começou bem antes de ser eleito prefeito do município. O Capitão Leônidas Pereira de Almeida é um dos pioneiros da nossa cidade. Em 1937, quando da fundação de Votuporanga, havia demandas por questões de terras gerando conflitos e despejos judiciais até 1944. No ano de 1945, foi criado e instalado o município e a comarca, homologados num só decreto pelo interventor Fernando Costa, sendo secretário da Justiça na época o dr. Marrey Júnior. Promovido no cartório do 2º Ofício, o Capitão Leônidas Pereira de Almeida integrou-se a vida desta cidade, somando-se aos pioneiros que aqui já estavam e trabalhavam pelo progresso da localidade e de toda Comarca que tinha jurisdição até as barrancas do rio Grande (divisa de Minas Gerais) e rio Paraná (divisa do Estado do Mato Grosso).
Político de nascença, o Capitão Leônidas Pereira de Almeida foi um dos fundadores do PSP – Partido Social Progressista, de Adhemar de Barros, seu companheiro na Revolução Constitucionalista de 1932. Juntamente com o dr. Marrey, ele fundou a Companhia Melhoramentos de Votuporanga, arrematando a área de Theodor Wille Ltda, de 3.500 alqueires de terra, sendo parte invadida por grileiros e por pessoas que adquiriam lotes de boa fé. O slogan da época era o seguinte: “Votuporanga é a única cidade onde a luz não está racionada. Ligue luz elétrica em sua casa e pague em prestações”. Isto porque já estavam instalados na usina dois motores movidos a óleo diesel, adquiridos na Alemanha, que iluminavam as residências e vias públicas. Com isso, era fundada a Empresa Elétrica de Votuporanga pelo capitão Leônidas Pereira de Almeida, contando com a ajuda do dr. Marrey.
Em sua gestão, foram instaladas escolas, postos de saúde, o Banco do Brasil, o posto de Puericultura, e outros melhoramentos necessários a vida do município. Com seus companheiros e a ajuda do povo iniciaram-se as obras de construção da Santa Casa e da Igreja Matriz Nossa Sra. Aparecida, promovendo quermesses para angariar fundos para esse fim. A Santa Casa de Votuporanga foi o hospital de caridade pioneiro da região. Eleito prefeito em 1951, ele administrou o município de 2 de janeiro de 1952 até 1 de janeiro de 1956, sendo eleito posteriormente vereador de 1956 a 1960. Apesar de ter realizado um bom número de obras em Votuporanga, não existe placa com seu nome gravado, isto porque, o capitão Leônidas Pereira de Almeida tinha como lema: “ O homem público deve viver para servir e não para ser servido”.
O ex-prefeito votuporanguense declarou ter a consciência tranquila por ter feito o melhor por esta cidade a qual ele dedicou longos anos de trabalho e desfrutou de alegrias também. “Gosto de Votuporanga e de seu povo, sinto-me realizado e feliz por ter feito tudo aquilo que consegui realizar dentro das minhas forças. Sou grato a Deus por ter me dado a oportunidade de servir ao próximo”. Foram estas as palavras do Capitão Leônidas Pereira de Almeida à nossa reportagem na época. Ele acrescentou ainda que “congratulo-me com o povo de minha terra pelo seu cinquen-tenário, sendo minha homenagem aos pioneiros que deram início a esta cidade, com o seu trabalho e dinamismo. Lembremo-nos sempre da tradição de nossa gente”.
(A declaração do Capitão Almeida feita à nossa reportagem deu-se em entrevista a este jornal por ocasião dos festejos comemorativos ao cinquentenário de Votuporanga, no dia 8 de agosto de 1987).