Votuporanga recebeu na noite do último sábado (13), o governador Geraldo Alckmin, que ao lado do prefeito Junior Marão, e diversas autoridades, fez a inauguração do Parque da Cultura, uma área de lazer com mais de 105 mil m². Além de lideranças, estiveram no local, dezenas de munícipes que acompanharam a entrega das obras de revitalização do Centro de Lazer do Trabalhador “Oscar Botura”. O local conta também com o Centro de Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfagali”, que deve ser entregue em outubro, durante a realização do Festival Literário de Votuporanga (FLIV).
Em seu discurso, o governador Geraldo Alckmin comentou sobre grandes cidades como Nova York e São Paulo, que segundo ele não são lembradas por suas edificações, como os grandes prédios que possuem, mas sim, pelos seus respectivos parques. Lembrou ainda que a região é a que possui o maior índice de expectativa de vida, sendo quase três anos acima da média do estado. “Aqui as pessoas vivem mais, isso antes do parque, agora com o parque vai passar de 100 anos”, disse Alckmin fazendo alusão à prática de exercícios no local.
Na ocasião, o governador aproveitou para comentar que esta semana irá analisar a situação das obras na rodovia Péricles Belini, a SP-461, para tentar agilizar o trecho que passa por Votuporanga, que será beneficiada com as alças de acesso. As obras já foram iniciadas no município de Bilac, passando por Birigui até Nhandeara, e chegando até a divisa com Minas Gerais.
O prefeito Junior Marão, por sua vez, falou sobre a importância do Parque da Cultura, e agradeceu a paciência do povo votuporanguense, que teve de esperar seis anos para ver o local pronto. Marão também agradeceu os secretários Marcelino Poli, Valdir Petenucci, Mineiro, e Silvia Stipp, além de todos os servidores municipais que trabalharam nos diversos setores da obra e, que segundo ele, foram os grandes responsáveis pelo belo trabalho realizado no local.
O Centro de Lazer possui ciclovia, pista de caminhada, quadras de vôlei de areia, campos de futebol de areia, playground, aparelhos para ginástica, anfiteatro aberto, sanitários e vestiários, além de praça de alimentação. Há também a fonte luminosa nos dois lagos e ainda iluminação, paisagismo e arborização composta por centenas de árvores de diferentes espécies, além de decks de madeira e mirante com visão para todo o Parque.
Já o Centro de Informações Culturais e Turísticas (CIT) foi construído entre os dois lagos do Parque da Cultura, e abrigará biblioteca, museu, sala de cinema, espaço para exposições, auditório aberto, sala de oficinas e a sede da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo. O CIT deve ser inaugurado no mês de outubro, quando acontece o Festival Literário de Votuporanga (FLIV). (Colaborou Rivaldo Silva)