O aparelho está indisponível, porque não há mais disponibilidade de peças pelo fabricante
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Um aparelho de raio-x quebrado tem causado transtornos, já que alguns exames demoram a ser realizados por conta do problema. O aparelho fica na Santa Casa de Misericórdia. A denúncia foi apresentada na última sessão da Câmara Municipal de Votuporanga.
De acordo com o vereador Emerson Pereira, atualmente ocorre demora para a realização dos exames em crianças que sofrem com refluxo, porque o aparelho está “queimado há aproximadamente cinco meses. O problema, acrescentou, está prejudicando muito as crianças do município. “Temos que cobrar providências, uma vez que essa máquina não pode ficar quebrada há mais de 5 meses, então vamos cobrar, porque não pode ficar como está. É um exame que é muito necessário para recém-nascidos”, falou.
Segundo a Santa Casa, o aparelho de raios-x contrastado (seriógrafo) está indisponível, porque não há mais disponibilidade de peças pelo fabricante, e a única alternativa seria a compra de um novo equipamento, o que já está sendo providenciado pelo hospital.
A unidade de saúde destaca que conta com outros equipamentos para radiografias sem contraste e ressalta que os exames realizados pelo aparelho em questão são ambulatoriais, em que o paciente não está sob risco iminente. “Mesmo assim, para não deixar a população desassistida, a Santa Casa de Votuporanga buscou uma parceria com outro serviço e os exames estão sendo, provisoriamente, realizados na Santa Casa de Fernandópolis”, explicou o hospital.