Concerto “Ventos, Tempestades e Calmaria” acontece no Centro de Convenções e envolve 36 coralistas
Nesta sexta-feira (19/8) tem música no Centro de Convenções Jornalista Nelson Camargo. Trinta e seis integrantes do projeto Canto Livre apresentarão o concerto “Ventos, Tempestades e Calmaria”, a partir das 20h30, com entrada gratuita.
“Ventos, Tempestades e Calmaria” foi concebido com o objetivo de provocar uma pausa na rotina e gerar análises, meditações e, acima de tudo, mudanças. “A apresentação surgiu a partir da observação do dia-a-dia, dos problemas climáticos, das manifestações nacionais, dos ataques terroristas pelo mundo, do culto ao individualismo. A ideia é apresentar os temas a partir das canções e levar o público a reflexões do tipo: como está minha postura frente a tudo isso? Como será num futuro próximo?”, explicou o regente Márcio Zarsi.
No repertório, clássicos da música como: Paciência (Lenine); Desde que o samba é samba (Caetano Veloso); Felicidade (Lupicínio Rodrigues); Xote ecológico (Aguinaldo Batista – Luiz Gonzaga); Como uma onda (Nelson Motta – Lulu Santos); Azul da cor do mar (Tim Maia); Imagine (John Lennon) e Dona Nobis Pacem (Mozart). A duração do concerto é de uma hora.
O projeto Canto Livre é desenvolvido pela Secretaria da Cultura e Turismo desde agosto de 2014 visando a formação inicial e aprimoramento da arte do canto. O curso pretende melhorar a técnica vocal dos participantes, assim como a interpretação, expressão vocal/corporal e ministrar noções de teoria musical.
Na opinião da secretária, Silvia Stipp, “este curso livre, que acontece às segundas-feiras na Escola Municipal de Artes, é mais uma opção democrática de associar a música ao prazer de cantar, além de ser uma forma de trabalhar a autoestima”.
Para o regente, “a apresentação pública é uma forma de concretizar, materializar o trabalho, os estudos durante o semestre. É como se fosse a conclusão de uma obra. Meses de ensaios que resultam num momento único e de realização pessoal aos alunos”, finalizou Zarsi.