A secretária de Saúde de Votuporanga, Fabiana Parma, esteve presente na Rádio Cidade e aproveitou para esclarecer este problema
Aline Ruiz
A falta de pediatras nas unidades de saúde é algo que tem preocupado algumas mães da cidade. A secretária de Saúde de Votuporanga, Fabiana Parma, esteve presente na Rádio Cidade e aproveitou para esclarecer este problema. De acordo ela, todas as unidades do município têm a cobertura de pediatria, porém ela é exercida por um médico generalista, obedecendo assim o modelo de estratégia da saúde municipal.
Durante entrevista na Rádio Cidade, a secretária de Saúde, Fabiana Parma, foi questionada por uma ouvinte sobre a falta de pediatras nas unidades de saúde. Sobre este assunto, a secretária explicou que isso não existe e que há sim profissionais em todas as redes.
“Todas as unidades tem a cobertura de pediatria, a diferença hoje é que o modelo de estratégia que agente utiliza na saúde é o programa de saúde da família. Às vezes temos essa dificuldade, porque a gente não fala médico, falamos pediatra, ginecologista, a gente vai segmentando a pessoa em várias partes, cardiologista, endocrinologista, então a ideia é voltar o conceito do médico generalista”, ressaltou.
Sendo assim, a secretária continuou, todas as unidades têm um médico generalista. “O acolhimento desse bebê é feito pelo médico generalista, inclusive, nos sete primeiros dias de vida a gente tem a programação da visita da enfermagem em domicílio para que nesse período possamos dar assistência aos cuidados básicos de higiene, de aleitamento materno, para que no máximo em 15 dias esse bebê possa passar por um médico”, explicou.
Fabiana ressaltou que esse médico pelo qual o bebê passará é o generalista. “Ele tem o total preparo hoje para realizar todos os cuidados que os bebês necessitam. O bebê só não vai passar pelo generalista se ele tiver algum problema de saúde, se ele já nasceu com alguma patalogia. Se for algum caso de doença, ele vai ser acompanhado pelo pediatra, mas se for um caso de acompanhamento ele será atendido pelo generalista, que tem total formação tanto para o pré-natal quanto para o acompanhamento do bebê”, concluiu.