Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Uma área na esquina das ruas Rio Colorado e Renato Fonseca, na zona norte da cidade, virou depósito de lixo, o que deixou moradores indignados. Em fotos publicadas na internet, um munícipe reclamou da situação.
Uma mulher reclamou. “Enquanto existir falta de consciência da população, não há quem resolva o problema em lugar algum”, falou.
Questionada sobre a situação, a Prefeitura de Votuporanga e a Saev Ambiental solicitaram a colaboração dos moradores quanto ao descarte irregular de lixo. “Uma equipe de fiscalização da Secretaria da Cidade percorre as ruas do município. Os agentes atuam de forma preventiva no primeiro momento, visitando casas e informando os moradores sobre a lei. Quando há autuação, já foi feito o trabalho preventivo no bairro”, explicou.
O diretor de departamento responsável pela fiscalização, Osmildo Botta Júnior, destacou que o intuito é conscientizar o cidadão que o descarte irregular é errado, não apenas multar.
A multa ocorre quando há flagrante da equipe de fiscalização ou de terceiros. Quando a equipe presencia o descarte, a multa é feita na hora. Se existir denúncia (via foto, telefone ou vídeo), o morador é notificado para que retire o entulho. Se não limpar, o setor faz a multa.
A multa é de 1.703 Unidades Fiscais do Município (UFMs), o que equivale a R$ 5.496. Em cada reincidência, o valor é dobrado. A denúncia pode ser feita pelo telefone: 3423-1732.