Companhia Cisne Negro se apresenta no Centro de Convenções com espetáculo “Abacadá” e “Ziggy”, a partir das 20h30
A Companhia de Dança Cisne Negro traz para Votuporanga o espetáculo “Abacadá e Ziggy” em um Tributo a David Bowie nesta quinta-feira (4/8), no Centro de Convenções Jornalista Nelson Camargo. A atração faz parte do Circuito Cultural, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura e Turismo. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes.
O espetáculo é baseado na discografia de um dos maiores ícones da música mundial, por meio das coreografias “Abacadá”, de Danny Bittencourt, e “Ziggy”, de Mário Nascimento, estreada em junho, em São Paulo.
Para a criação da coreografia “Ziggy”, no ano de 2016, foi chamado renomado coreógrafo, professor e bailarino brasileiro Mário Nascimento que, além de ser um respeitado e premiado nome da dança, assina outras obras do repertório da Cisne Negro Companhia de Dança.
Esta obra é um mergulho interpretativo à genialidade de Bowie, que o levou a ser único na sua trajetória pela diversidade de suas aptidões artísticas seja como músico, ator, cantor, compositor, instrumentista, produtor, enfim, um ser humano e um artista multidisciplinar e completo na sua criação e atuação.
Para criação dos figurinos, foi convidado um dos mais reconhecidos figurinistas brasileiros, Fábio Namatame. Este também foi um feliz convite, pois David Bowie tinha uma predileção por figurinistas japoneses, que assinaram grande parte de seu figurino ao longo de sua carreira. Namatame fez uma releitura desses figurinos, focando-se nas tendências dos anos 70 e 80, uma fase “psicodélica”, muito colorida, com combinações inusitadas e cortes diagonais.
Esta obra conta também com o trabalho de visagismo de maquiagem de Chloé Gaya, que traduziu nos rostos dos bailarinos a ousada e andrógena alma de David Bowie.
“Abacadá” parece ser um termo de origem indígena, nome de fruta amazônica ou passarinho. Mas é simplesmente a representação básica da estrutura formal da composição, um tradicional Rondó. Cada letra representa uma parte da composição, sendo que A - o tema principal, ou refrão neste caso - é seguido de partes contrastantes (B, C e D). Neste projeto, a improvisação (BCD) comenta e complementa a escrita mais rigorosa do refrão. A dança, portanto, reflete esta dinâmica musical, tendo para cada parte contrastante um solo ou duo improvisado, valorizando o diálogo ativo músicos-bailarinos.
Cisne Negro Cia. de Dança
Sob a direção artística de Hulda Bittencourt e Dany Bittencourt, sucesso de crítica e de público, em 2016 o grupo comemora 39 anos de existência olhando para o futuro, sempre pronto para levar a sua inovadora dança.
Entre seus traços marcantes está a diversidade e inovação e ao longo de sua trajetória, detém alguns dados marcantes:
• já foi assistida por um público superior a 2,5 milhões de pessoas
• em aproximadamente 17 diferentes países
• passando por mais de 400 cidades
• num total de cerca de 4.000 apresentações
• com uma média de 100 apresentações/ano
Considerada uma das melhores companhias contemporâneas do país, dentro da filosofia da Cisne Negro Cia. de Dança encontram-se a originalidade, tradição e preocupação de formar novas platéias, buscando públicos capazes de apreciar a inovação e beleza.