Aulas começam no próximo dia 23; participantes devem procurar unidade de saúde para fazer avaliação médica
O Centro Social Urbano (CSU) “Professora Antônia Bortolaia Breviglieri” terá aulas de natação e hidroginástica a partir do dia 23. As inscrições foram abertas no mês passado e já contabilizam 200 alunos.
A Secretaria de Esporte e Lazer de Votuporanga informa que os participantes que efetuaram seus cadastros para as atividades devem procurar a unidade de saúde mais próxima e fazer a avaliação médica. “Solicitamos que o exame médico seja entregue no CSU o quanto antes, com os professores Jeverton e Rodrigo, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. Somente com autorização de um profissional podemos permitir que o morador desfrute das aulas”, explicou o titular da pasta, José Ricardo Rodrigues da Cunha – Mineiro.
As aulas acontecerão de terça a sexta-feira, pela manhã nos horários das 8 às 9h, 9h às 10h e 10 às 11h. À tarde, o cronograma é das 14 às 15h e das 15 às 16h.
Saiba os benefícios das modalidades:
Natação
A fórmula do envelhecimento tardio pode estar na natação, acreditam especialistas. As braçadas frequentes na piscina podem ajudar a capacidade circulatória e cardiorrespiratória, desenvolver os músculos, dar mais flexibilidade e resistência, melhorar o raciocínio e até recuperar movimentos, o equilíbrio e a coordenação motora. Além disso, o exercício ajuda a controlar os níveis de açúcar e colesterol no sangue.
Hidroginástica
A hidroginástica é um exercício aeróbico leve que pode ser adotado por todos, independente da faixa etária. O pouquíssimo impacto oferecido e a refrescância da água para os dias mais quentes são apenas os principais motivos para você se sentir tentado a se exercitar nas piscinas. O público varia de gestantes a idosos, e os benefícios da hidroginástica envolvem sistema circulatório, força, controle de peso, articulações e até mesmo reduz a possibilidade de ocorrência de algumas doenças.
Os exercícios feitos nas aulas de hidroginástica podem ajudar as pessoas com problemas como artrite, pois favorecem a melhor utilização das articulações afetadas, sem oferecer risco de agravamento dos sintomas. Pesquisas identificaram melhora nos casos de pessoas com artrite reumatoide, além de reduzir dores de osteoartrite.