O projeto foi idealizado e produzido por Beatriz Pansani, Anna Beatriz Iamanaka Abe de Oliveira e Amanda Martins Garcia
O vídeo “Combata o Zika para não dar zica” obteve a 6ª classificação no concurso “Pesquisar e Conhecer para Combater o Aedes aegypti”. O projeto foi idealizado e produzido por Beatriz Pansani, Anna Beatriz Iamanaka Abe de Oliveira e Amanda Martins Garcia, todas alunas do Instituto Federal no curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio.
O concurso, realizado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC – Ministério da Educação, tem como objetivo originar ações que promovam, por meio de vídeos feitos pelos estudantes, o combate ao mosquito Aedes aegypti e suas consequências, principalmente o Zika Vírus.
Cada escola pôde inscrever apenas um vídeo em cada categoria (Rede Privada ou Rede Pública) e nível de ensino, o qual poderia ter, no máximo, 90 segundos de duração e imagens captadas por meio de aparelhos celulares ou câmeras fotográficas domésticas. Os cinco finalistas em cada categoria/nível por unidade da federação concorrerão na etapa nacional.
Para Carlos Eduardo Maia de Oliveira, professor de Biologia do IFSP – Câmpus Votuporanga e orientador do vídeo, a 6ª colocação estadual no concurso, dentre os muitos trabalhos inscritos, deve ser comemorada, pois proporcionou aos alunos o reconhecimento de um trabalho realizado por eles. “O concurso, além de ampliar os conhecimentos dos estudantes sobre a importância do combate ao Aedes aegypti, também estimulou o trabalho em equipe”, explicou.
A aluna Beatriz Pansani afirmou que ficou muito feliz com a notícia da classificação do vídeo e acrescentou: “É uma ótima posição. Fico ainda mais motivada para participar de concursos como esse”.
Anna Beatriz Iamanaka Abe de Oliveira contou que a gravação do vídeo ampliou o seu conhecimento sobre o combate ao Aedes aegypti: “Sempre ouvia falar sobre o assunto pela televisão ou pela internet, mas aprendi muitas coisas novas com esse trabalho”.