Parceria entre a Polícia Militar e a Prefeitura completa dois anos de atuação em Votuporanga; investimento mensal é de R$28.654,00
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
O programa Atividade Delegada, que por meio de um convênio entre a Prefeitura e Polícia Militar passou a reforçar o efetivo de policiais nas ruas, principalmente na região central da cidade, completa dois anos de atuação em Votu-poranga. Entre os benefícios apontados pelo Poder Executivo está a redução nos índices de criminalidade como, por exemplo, 50% de queda no registro de roubos.
A Atividade Delegada possibilita que policiais militares auxiliem em ações na cidade durante as horas de folga. Além de aumentar o efetivo nas ruas, a medida visa contribuir para a redução de crimes. De acordo com o Poder Executivo, o investimento mensal do programa é de R$28.654,00.
Em Votuporanga, são oito policiais que atuam em dois turnos, entre 8h e 23h55. Os profissionais desenvolvem policiamento ostensivo e dão apoio nas atividades de fiscalização que são responsabilidade do município. Os pontos da cidade que eles mais atuam são nas regiões centrais, bairros e áreas públicas como, por exemplo, o recém-inaugurado Parque da Cultura.
Em Votuporanga até 2017
O programa Atividade Delegada teve início em Votuporanga em setembro de 2014. De acordo com a Prefeitura, o atual contrato foi renovado em maio de 2015 com validade de dois anos, sendo assim, o programa seguirá até maio de 2017 na cidade.
O programa
A Atividade Delegada foi criada em 2 de dezembro de 2012, de maneira pioneira, na cidade de São Paulo. Ao todo, o Estado possui 57 municípios que participam do programa de policiamento que permite uma renda extra aos policiais e também uma segurança a mais para a população.