A proposta isenta de pagamento de ingresso, menores de 12 anos e maiores de 60 anos de idade
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Será votado amanhã na 33ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Votuporanga o projeto que isenta idosos e crianças de pagar ingresso na Arena Plínio Marin. Além desta proposta, serão votadas mais três projetos.
O Projeto de Lei Nº 24/2016, de autoria do vereador Mehde Meidão Slaiman Kanso, isenta de pagamento de ingresso em jogos de futebol oficiais e amistosos na Arena Plínio Marin, menores de 12 anos e maiores de 60 anos de idade.
De acordo com a proposta ficam isentos de pagamento de ingressos, na Arena, em jogos oficiais e amistosos, crianças abaixo de 12 anos e adultos maiores de 60 anos de idade.
A justificativa do vereador é que a isenção de pagamento de ingresso para crianças com idade abaixo dos 12 anos incentivará a presença familiar na Arena, ao mesmo tempo em que criará o habito e o interesse das crianças pelas competições, “tornando-os futuros adultos pagantes”.
Já a isenção de pagamento aos adultos maiores de 60 anos, ao mesmo tempo em que criará condições de comparecimento dos idosos aos jogos, assegurando-lhes mais uma forma de lazer,também será incentivador da presença familiar. “Avós se fazendo acompanhar dos netos, só para ficar em um exemplo”, comentou. “A iniciativa enquadra-se naquelas do poder público na promoção, apoio e amparo à cultura, ao lazer e ao desporto”, concluiu.
Será apreciado também o projeto que denomina de rua Luiz Cella a atual rua Projetada E, localizada no Jardim Villa Lobos. A proposta é do vereador Doglas Lisboa. Luiz nasceu em 25 de setembro de 1916 em São José do Rio Preto. Casou-se em 19 de julho de 1941 com Santina Rosa Cella, com quem formou sua família: oito filhos, 17 netos, 11 bisnetos e dois. “Era um marido e pai exemplar, sendo que sempre trabalhou ardorosamente para garantir o melhor para sua família”. Mudou-se para Votuporanga no ano de 1956, em busca de novos desafios. Adquiriu aqui sua propriedade rural, aonde anos depois foi vendida e nela construído o bairro Parque Residencial Colinas, localizado na zona norte, uma das áreas mais valorizadas e prósperas do município.
Outra proposta que será votada é a do vereador Jurandir Benedito da Silva, o Jura, que denomina de Parque da Cultura Professora Adoração Esteves Garcia Hernandez o complexo formado pelo Centro de Lazer do Trabalhador “Oscar Bottura” e o Centro de Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfagali”.Nascida em Palestina, em 1930, se mudou em 1942 para Vila Parisi.Em 1943, com 13 anos de idade foi convidada a ensinar os adultos da pequena vila a ler e a escrever.As “aulas” eram numa tapera sem carteiras e lousa e o ensino era individual. “Muito respeitada era chamada carinhosamente de professora Dorinha”.Apenas com o terceiro anos primário deu aula na Escola Estadual de Parisi, como leiga e, incentivada pelo diretor, prosseguiu seus estudos.
Por fim será votado o projeto de autoria do vereador Pedro Beneduzzi que denomina de avenida Pedro Sanches a atual avenida Projetada 01-A e 01-B, localizada no loteamento Jardim Cidade Jardim II. Pedro Sanches nasceu em 1923 em Mirassol. Era técnico em contabilidade.Iniciou sua carreira profissional no setor administrativo da CPFL, Regional de São José do Rio Preto, até seu ingresso nos quadros do BB. Tomou posso no BB em 1949 na cidade de Votuporanga, onde exerceu todos os cargos da agência, tornando-se o gerente em 1961, fato raro na instituição, um funcionário tomar posse e galgar os postos até a gerencia numa mesma agência.