A Prefeitura destaca que cerca de 100 próteses são entregues por mês e diz que o número de atendidos é duas vezes maior do que em 2014
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Pacientes que precisam do atendimento público de saúde estariam sofrendo com a demora para receber suas próteses dentárias, é o que reclama o vereador Emerson Pereira, que foi procurado por algumas pessoas. Ainda conforme relato do parlamentar, as próteses estariam demorando até seis meses para chegar aos pacientes.
Emerson observou que as pessoas que não têm condições de frequentar um consultório particular são atendidas pelo município, que conta com um setor para o fornecimento de próteses dentárias. No entanto, acrescentou, as próteses estão demorando muito para chegar, o que tem incomodado bastante os pacientes. “Atualmente demora de quatro, cinco e até seis meses. É algo tão simples de ser resolvido. Não podemos aceitar isso”, falou.
Na opinião do vereador, esse benefício não pode ser tão demorado assim, então algo precisa ser feito com urgência. “A demora está sendo muita, trazendo problemas para as pessoas mais carentes. Quem tem condições faz uma prótese no dentista particular, mas quem não tem precisa do auxílio do poder público”, comentou.
O legislador frisou também que sorriso é algo bastante importante. “O que está acontecendo é uma vergonha, porque é tratar mal os mais pobres. Não há razão para que uma prótese dentária demore até seis meses para estar pronta. É uma obrigação do poder público atender a população mais carente do nosso município”, concluiu.
A Prefeitura de Votuporanga explicou que o paciente passa por atendimento odontológico em sua unidade de saúde e é encaminhado para o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas). O Executivo esclareceu que são disponibilizadas seis primeiras consultas por dia nesta especialidade, gerando cerca de 100 primeiras por mês. “Após este primeiro atendimento, o paciente passará uma vez por semana durante quatro semanas consecutivas para realizar as extrações necessárias e receber sua prótese, iniciando assim sua reabilitação. Aproximadamente 100 próteses são entregues por mês. Vale destacar que o número de atendidos é duas vezes maior que o realizado em 2014”.