Votuporanga conta hoje com 68 Reservas Ambientais, incluindo áreas de preservação permanente urbanas
Aline Ruiz
Com o objetivo de intensificar o trabalho de fiscalização do descarte do lixo em local incorreto, a Saev Ambiental está estudando instalar placas de alerta em todas as Reservas Ambientais de Votuporanga. A ideia foi levantada pelo vereador Walter José dos Santos, o Wartão, na última sessão da Câmara . Neste ano, apenas uma multa foi aplicada na cidade, porém o descarte irregular é muito comum e frequente.
Atualmente, o munícipe que for flagrado jogando lixo em áreas públicas está sujeito à multa administrativa no valor de R$ 5 mil. “Mesmo com a elevada multa, ainda é possível ver grandes quantidades de lixo nas ruas, principalmente em Reservas Ambientais”, destacou o vereador Walter José dos Santos, o Wartão.
O vereador sugeriu que na placa esteja escrito não apenas o valor da multa para descarte irregular, e sim outras informações que podem ser úteis para os moradores. “É importante que o valor de R$ 5 mil seja frisado na placa, assim como a existência dos Ecotudos e ainda o telefone para denúncias de descartes irregulares”, comentou.
Votuporanga conta hoje com 68 Reservas Ambientais, incluindo áreas de preservação permanente (APPs) urbanas. Por meio de nota, a Saev Ambiental informou que a autarquia está estudando a proposta de instalação de placas nestes locais.