Projeto de auxílio-desemprego foi inaugurado na cidade ontem, com coordenação da Secretaria de Direitos Humanos
Aline Ruiz
Mais um programa emergencial de auxílio-desemprego é instalado em Votuporanga. O Frente de Trabalho foi inaugurado na manhã de ontem pelo secretário de Direitos Humanos, Flávio Liévana, em parceria com a Secretaria do Emprego e Relações de Trabalho. O evento também contou com a presença do secretário-adjunto, Eufrozino Pereira. Ao todo, 25 pessoas foram beneficiadas em Votuporanga.
Durante o lançamento, o secretário de Direitos Humanos, Flávio Liévana, explicou que o programa é de extrema importância para aqueles que precisam de uma oportunidade. “O mais difícil é ser notado, e se a pessoa fizer um bom trabalho, ela será notada e isso, consequentemente, vai gerar um emprego futuro. Esse programa é uma grande conquista para o município”, comentou.
Já o secretário-adjunto do Emprego e Relações do Trabalho, Eufrozino Pereira da Silva, destacou o caráter social da pasta. “É importante levarmos nossos serviços, principalmente para os municípios pequenos, que sofrem mais ainda com essa crise. Tenho certeza que os que foram selecionados são os que mais estão necessitados. O trabalho desenvolvido pelo programa é importantíssimo, pois é uma forma de complementar a renda familiar, além de dar oportunidade para quem não tem”, disse.
Uma das contempladas com a vaga do programa, Maiara de Jesus Santos, contou que estava há mais de três meses desempregada. “Eu fiz a minha inscrição pela Secretaria de Direitos Humanos e consegui. É uma ótima oportunidade para a minha vida, uma grande ajuda. Tenho certeza que este é o melhor caminho para o mercado de trabalho”, relatou.
O vice-prefeito de Votuporanga, Waldecy Bortoloti, finalizou agradecendo ao estado pelo programa que será desenvolvido na cidade. “O programa veio em uma hora que as pessoas do município mais estão precisando, porque, infelizmente, o desemprego está presente no país. Tenho certeza que ele será um trampolim para um emprego melhor”, concluiu.
Como funciona o Frente de Trabalho
A Secretaria de Direitos Humanos irá direcionar a atuação dos beneficiados em entidades e em outras secretarias do município. O valor da bolsa-auxílio é de R$ 300, mais uma cesta básica. A participação na Frente não constitui vínculo empregatício, já que tem caráter assistencial e de formação profissional.
Podem participar maiores de 17 anos e residentes há pelo menos dois anos no estado. O bolsista desenvolve suas atividades por até nove meses, com jornada de seis horas diárias, quatro dias por semana, sendo o quinto dia destinado a um curso de qualificação profissional ou alfabetização. Os inscritos passam por avaliação socioeconômica para ingresso.
Em Votuporanga, as inscrições foram realizadas no mês passado e, devido a grande fila de espera, as vagas já foram preenchidas rapidamente. De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos, novas inscrições poderão ser abertas, porém, ainda não há uma data concreta de quando isso irá acontecer. (Colaborou Gabriele Reginaldo)