Da Redação
O aumento de casos de catapora vem aumentando nesta primavera, período mais comum de ocorrências da doença. Em dez dias, Votuporanga registrou mais nove casos da varicela, o que representa quase uma ocorrência por dia. No total, a cidade conta com 528 notificações positivas neste ano.
Mesmo que a doença infectocontagiosa, altamente transmissível, seja comum na infância, ela pode atingir adolescentes e adultos. O contágio acontece por meio do contato com o líquido da bolha, pela tosse, espirro e saliva ou por objetos contaminados pelo vírus. “O período de incubação é de quatro a 16 dias e a transmissão se dá entre um e dois dias antes do aparecimento das lesões na pele e até seis dias depois, quando as lesões estiverem em fase de crostas.”, explica o Ministério da Saúde.
Os principais sintomas que podem identificar a doença são febre, dor no corpo, falta de apetite e manchas avermelhadas com coceira na pele. Nesses casos, a orientação é que a pessoa procure um serviço de saúde para que o médico possa orientar o tratamento e avaliar a gravidade da doença, além de permanecer em casa, de repouso, por pelo menos uma semana, não coçar o local para evitar infecções, consumir alimentos leves e beber bastante líquido.
Para prevenir a varicela é necessária a vacinação disponibilizada gratuitamente na rede pública de saúde. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, “a vacina integra o calendário de rotina para bebês de 15 meses (um ano e três meses) e quatro anos de idade”, explicou.
(Colaborou Gabriele Reginaldo)