Um apartamento já foi comprado para o que primeiro bispo da história da Diocese de Votuporanga resida na cidade
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Aos poucos o primeiro bispo da história da Diocese de Votuporanga vai “arrumando a casa”. Foi comprado um apartamento para que ele resida na cidade. “As mudanças estão lá para serem desarrumadas”, brincou Dom Moacir Aparecido de Freitas em conversa exclusiva com o jornal A Cidade.
O bispo celebrou sua primeira missa na cidade domingo (23), às 10h. A celebração terminou por volta das 11h15, quando uma enorme fila de pessoas foi formada para cumprimentar o novo líder da Igreja Católica local. Solícito, ele recebeu pessoa por pessoa e posou para fotos.
Após os cumprimentos, Dom Moacir conversou com exclusividade com o jornal A Cidade. Ele destacou que seu sentimento é de muita alegria, porque entrou em Tanabi, paróquia também de Nossa Senhora, no caso, da Conceição, e chegou em Votuporanga, que tem como padroeira Nossa Senhora Aparecida, no seu nome tem Aparecido também. “A primeira paróquia que trabalhei como padre é Nossa Senhora Aparecida, então, fazendo essa comparação e essa lembrança, Maria está bem presente na minha vida, portanto me sinto muito feliz porque sei que ela seguirá nos acompanhando, acompanhando seu filho nessa caminhada na nova Diocese de Votuporanga”, comentou.
Moacir explicou que agora funciona a parte jurídica da instalação da Diocese, que é a criação da Cúria Diocesana e a nomeação do chanceler – nome indicado pelos padres. Serão nomeados também o ecônomo (tesoureiro), o coordenador de pastoral, o vigário geral e a equipe administrativa.
Em relação à sua vida em Votuporanga, o bispo contou que foi comprado um apartamento. “A mudança está toda lá, já para serem desarrumadas, e logo-logo a gente vai se sentir em casa”, brincou. Ele explicou que a Cúria Diocesana é o local de atendimento. O bispo agradeceu todos que preparam a infraestrutura. “Só tenho que agradecer todos os organizadores, a Diocese de Rio Preto, por meio do Dom Tomé, por esse apoio incondicional para que essa nova Diocese possa ter o básico para iniciar a sua caminhada, para que o reino de Deus cresça cada vez mais forte aqui”, falou.
Por fim, Dom Moacir afirmou que gostaria que a alegria da acolhida permaneça na realização dos trabalhos, na construção dos compromissos da Diocese. “Que Deus nos abençoe nessa missão e que possamos colaborar de modo fiel com aquele que mantém a nossa vida, que é o nosso Deus”, concluiu.