O Poder Executivo destacou que a Secretaria viabilizou uma série de conquistas para o município
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
A Prefeitura de Votuporanga rebate a fala do vereador Emerson Pereira durante a última sessão da Câmara Municipal. Na tribuna, o parlamentar criticou a pasta e disse que ela é inútil. Já o Poder Executivo destacou que a Secretaria viabilizou uma série de conquistas para o município.
Ao jornal A Cidade, a Prefeitura de Votuporanga frisou que não concorda com a afirmação do vereador Emerson Pereira, quando diz que a Secretaria Municipal da Cultura e Turismo “não possui utilidade para a administração pública”. “Pelo contrário, considera um marco a sua criação, em 2014, pelo prefeito Junior Marão, o que viabilizou uma série de conquistas e eventos que estão promovendo acesso gratuito à cultura para toda população como jamais aconteceu na história da cidade”, enalteceu. Por outro lado, a pasta esclareceu que está aberta a críticas construtivas e sugestões para que os trabalhos possam ser sempre aprimorados.
O Executivo explicou que desde a sua criação, foram implantados novos projetos e nesta semana Votuporanga ganhará mais um grande espaço aberto a toda comunidade, o Centro de Informações Culturais e Turísticas – que contempla oficinas gratuitas, cinema cultural, uma ampla biblioteca, museu e inúmeras atividades que são voltadas para todos. Da mesma forma, continuou, o FLIV – Festival Literário de Votuporanga que chega à sua 6ª edição e “é considerado o maior evento multicultural do interior do Estado e atrai milhares de pessoas todos os anos”.
A Prefeitura lembra que o Centro de Convenções, a Escola Municipal de Artes e a Nova Concha Acústica, entregues na atual administração, são espaços que recebem um público de mais de 100 mil pessoas todo ano em inúmeros eventos de dança, teatro, música, entre outros. Artistas como Fernanda Montenegro, Paulo Betti, Débora Falabella, Denise Fraga, Barbara Paz, Arnaldo Antunes, Lucélia Santos, Guilherme Arantes se apresentaram gratuitamente por meio do Circuito Cultural Paulista. “Devido ao trabalho da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo e relacionamento conquistado nos últimos anos, Votuporanga foi incluída na programação da Virada Cultural Paulista, que contempla apenas 22 dos 645 municípios paulistas e é considerado um dos eventos mais relevantes do interior e litoral de São Paulo”, observou.
Além dos eventos sediados gratuitamente, a pasta desenvolve projetos semanalmente na Escola Municipal de Artes, levando música e artes cênicas a centenas de crianças de Votuporanga, por meio do Canto livre, Grupo de Coral, Núcleo de Iniciação às Artes Cênicas, Projeto Guri, Música na Escola e Música na Rede.
Em dois anos, o Bolsa Cultura beneficiou 30 artistas de Votuporanga, valorizando o talento local.