O saudoso frei Arnaldo foi vítima de acidente automobilístico no trevo de Nhandeara
Aline Ruiz
Nesta quarta-feira (12), além das festividades em comemoração à padroeira Nossa Senhora Aparecida, serão realizadas também algumas homenagens aos 40 anos de falecimento do Frei Arnaldo Maria de Itaporanga. As atividades terão início às 10h30 com o descerramento de uma placa em homenagem ao sacerdote e terminam junto das homenagens a Nossa Senhora Aparecida, às 17h30, com procissão e missa solene, que será presidida pelo padre Gilmar Margotto e a reflexão pelo frei Carlos Silva, Ministro Provincial dos Capuchinhos do Estado de São Paulo, na igreja Matriz.
O saudoso frei Arnaldo foi vítima de acidente automobilístico no trevo de Nhandeara, quando vinha para Votuporanga participar das festividades da padroeira. O frei foi vigário cooperador da paróquia Nossa Senhora Aparecida por 13 anos.
A placa em homenagem ao frei Arnaldo foi ideia do vereador Osmair Ferrari. Em junho de 2015, ele fez uma indicação pedindo que a mesma fosse fixada na Alameda padre Edemur José Alves. A solicitação, porém, está sendo atendida neste ano devido aos 40 anos da morte do frei.
Sua história
Frei Arnaldo Figueiredo nasceu em Itaporanga, no dia 4 de abril de 1928. Entrou para o Seminário São Fidélis no dia 23 de janeiro de 1946. Vestiu o hábito no dia 5 de janeiro de 1949. Ordenado sacerdote no dia 19 de fevereiro de 1956, concluiu os estudos no final daquele ano.
Seu primeiro campo de apostolado foi Votuporanga, já em janeiro de 1957.
Em janeiro de 1969, com grande tristeza dos votuporanguenses, foi transferido para Ilha Solteira.
Sua morte
No dia 12 de outubro de 1976, quando ia de Ilha Solteira para a estimada Votuporanga a fim de pregar na festa da Nossa Senhora Aparecida, padroeira local, seu carro, dirigido por frei Ludovico Sesso, foi colhido por um ônibus no km 509 da Rodovia Feliciano S. Cunha, no trevo de Nhandeara. Teve morte instantânea, enquanto frei Ludovico ainda sobreviveu por algumas semanas.
Programação completa
10h30 – Descerramento de uma placa em homenagem ao frei na Alameda padre Edemur
11h – Benção do túmulo do Frei Arnaldo, no Cemitério Municipal
17h30 – Procissão e missa solene de Nossa Senhora Aparecida e pelos 40 anos de falecimento do sacerdote, na igreja Matriz